Por Maiquel Rosauro
Quinta-feira (3) será um dia fundamental para os professores municipais de Santa Maria, que reivindicam reajuste salarial de 69,41%. A data reserva reunião com o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e assembleia geral (como você leu AQUI, minutos atrás) que definirá o futuro da campanha salarial da categoria.
O encontro com o tucano será às 11h, na Prefeitura. A reunião foi marcada por reivindicação do Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm), após o governo Federal conceder reajuste no Piso Nacional dos Professores em 33,24% sobre o valor praticado desde 2020. É a maior correção desde o surgimento da Lei do Piso, em 2008.
Contudo, o Sinprosm reivindica quase 70% de reajuste em razão da defasagem salarial. A entidade afirma que os professores estão há dois anos sem reposição da inflação e há quase oito anos sem o pagamento do piso salarial.
“A lei do piso prevê reajuste acima da inflação para, justamente, recuperar as perdas históricas da categoria, que tem salários médios muito abaixo quando comparados a profissionais de igual formação”, afirma o coordenador de Comunicação e Formação Sindical do Sinprosm, Rafael Torres.
Até o momento, a Prefeitura ainda não sinalizou com nenhum percentual de reajuste.
Após o encontro com o prefeito, os professores fecham a quinta-feira (3) com assembleia geral, às 18h, de forma virtual. A pauta, óbvio, será a campanha salarial.
São Gabriel
O prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves (PL), sancionou na segunda-feira (31) lei municipal que concede reajuste de 33,24% aos professores municipais. É o primeiro município da região a anunciar a integralidade do Piso Nacional do Magistério (AQUI).
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.