CulturaDestaque

CULTURA. Conheça aqui os premiados da edição comemorativa do “Santa Maria Vídeo e Cinema”

Na quarta aconteceu a Mostra Sinprosm de Curtas-Metragens de SM e Região

A imagem dos que conquistaram o troféu Vento Norte (e os demais) na Mostra Sinprosm de Curtas-Metragens (Foto Divulgação)

Por Alexandra Zanela / Da Padrinho Agência de Conteúdo

O Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) em sua 15ª edição divulga o nome dos premiados deste ano. As produções foram avaliadas pelos jurados Bianca Zasso, jornalista e crítica de cinema santa-mariense, a jornalista Siliane Vieira e o crítico Conrado Oliveira, todos participantes da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul, a ACCIRS. 

15ª edição

O formato do SMVC nesta edição foi diferente: a mostra local ocorreu no dia 30 de novembro de 2022, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e a Mostra Nacional de Curtas-Metragens Brasileiros, em março de 2023, no já consolidado – e democrático – espaço na Praça Saldanha Marinho, no coração da cidade, com a exibição dos filmes selecionados. 

O SMVC

O SMVC nasceu em 2002 como um democrático festival de cinema para valorizar a produção audiovisual local e nacional, e convidar a comunidade para acompanhar as exibições no Theatro Treze de Maio e na Praça Saldanha Marinho. As primeiras 11 edições do evento foram seguidas por um breve hiato, entre 2014 e 2016. Em 2017, o evento foi retomado com uma retrospectiva de sua trajetória. 

Nos dois anos seguintes, as atividades voltaram a ser realizadas na Praça Saldanha Marinho. Em 2021 – quando passa a figurar no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul – o evento ocorreu de forma remota, em função da pandemia de Covid-19.

O 15° SMVC é organizado pelas empresas Filmes de Junho Produtora, IdeiaAção Design e Planejamento e Padrinho Agência de Conteúdo, em parceria com outras entidades da cidade. 

:: Melhor curta: Esporas

:: Melhor direção: Marcos Amaral de Oliveira, por Esporas

:: Melhor atriz: ao Coletivo Fabulare, por meio do trabalho das atrizes Camila Borges, Daniela Varotto, Denise Copetti e Luise Scherer

:: Melhor ator: Sidy Correa, por A Intenção da Noite

:: Melhor roteiro: Fabrício Koltermann, por A Intenção da Noite

:: Melhor direção de fotografia: Marcos Amaral de Oliveira, por Esporas

:: Melhor montagem: Marcos Borba e Neli Mombelli, por Tempos de Peste

:: Melhor trilha sonora original: Ronaldo Palma, por Esporas

:: Melhor direção de som: Ronaldo Palma, por A Intenção da Noite

:: Melhor direção de arte: Francine Nunes e Coletivo Fabulare, por A Casa das Lembranças

:: Menção honrosa 1: para a dupla de protagonistas do curta-metragem “Esporas”, pelo excepcional trabalho criação e interpretação da coreografia que conduz o curta-metragem com brilhantismo, poesia visual e simbologias diversas admiráveis e contundentes.

:: Menção honrosa 2: para o documentário “Verônica”, por evidenciar a trajetória e trabalho voluntário de uma personagem extremamente importante para a visibilidade e sobrevivência da comunidade trans em Santa Maria, assim como pelo retrato de uma personagem local em tema de importância global, quando o Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo.

:: Menção honrosa 3: para o documentário “Me dá um dinheiro aí”, por jogar luz aos trabalhadores dos festejos de carnaval do interior do Rio Grande do Sul e valorizar o poder do samba e da festa popular para a construção da nossa cultura.

:: Troféu Vento Norte de Júri Popular – A Intenção da Noite

:: Troféu Rede Sina, ao melhor curta com temática social: Verônica

:: Prêmio Júri Popular Diário de Santa Maria: Me dá um dinheiro aí 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo