Artigos

O homem é do tamanho de seu sonho – por João Luiz Vargas

“Gestores que tiram tempo para sonhar, os que mais coisas poderão realizar”

O poeta Fernando Pessoa tinha uma máxima que dizia “o homem é do tamanho do seu sonho”. Desde que iniciei a minha vida política, como militante de oposição ao regime militar, ainda como estudante do Ginásio Estadual Tiaraju, já curtia o sonho de um dia poder ter condições de diminuir as dificuldades políticas que vivia a sociedade, pois: ou tu era partidário da Ditadura que estava no poder; ou tu era visto como um ser diferente porque era contra o Governo.

Em São Sepé, os jovens da minha época, inclusive eu que ainda não tinha 18 anos de idade, sofreram apreensão pelo então Comandante da Brigada, por estarmos distribuindo manifestações que não agradavam o Governo. Nós estávamos na 4ª série do Ginásio, éramos menores de idade e tiveram que nos soltar. Fui detido por algumas horas, tendo que explicar que a panfletagem era a única forma de protesto.

Então o sonho foi sendo construído naquele momento e só se tornou realidade quando o Brasil trouxe a redemocratização. Posteriormente, o sonho saiu da questão política da desigualdade, e hoje vivemos uma Democracia – respeitando os adversários e admirando os companheiros. Mudou a forma de governo, mas seguem as inquietações.

Hoje, o grande sonho é diminuir as desigualdades, e a tarefa é de todos os agentes públicos, servidores e políticos. Falo daqui de São Sepé, onde o quadro de servidores é comprometido com as tais diferenças sociais, que na verdade são majoritariamente diferenças econômicas. Diria mais: são diferenças de oportunidade. E sobre o sonho, eu só poderei sentir que está sendo realizado se houver uma mudança nas realidades daqueles que mais sofrem, começando nas nossas cidades, na região.

Santa Maria é um município médio, e no cenário brasileiro, aumentou a pobreza nestes polos regionais. Embora o esforço dos prefeitos, ainda há de se vencer a barreira da miséria, melhorando o jeito que se distribui renda. Gerar empregos e oportunizar benefícios às crianças também faz parte deste sonho. Bem verdade, a vontade é construir a cada dia, em cada uma das ruas das cidades, ambientes de igualdade e alegria.

Esse caminho estamos trilhando em São Sepé, com algumas conquistas muito marcantes, como o projeto de pavimentação da Avenida Ildefonso Pires de Moraes, que ligará o bairro Zenari até a cidade; a recuperação de espaços públicos, com pracinhas para crianças e locais para receber a juventude, que hoje pode praticar esportes em locais mais adequados, começamos as obras de drenagem para a pavimentação do Bairro Cristo Rei; e muito notadamente nesta primeira semana da Administração, conduzida pelo prefeito em exercício Fernando Vasconcellos, foram anunciados mais de R$ 1 milhão para qualificação dos bairros. Aos poucos o sonho se torna realidade.

Aqui, de férias, observo que – aos poucos – o sonho de criação de oportunidades está virando realidade. Está na Bíblia que se existe a sede, deve ser provida a água para matá-la, porque a crença é a mãe dos rios. Pensando nisso, sei que os gestores que tiram tempo para sonhar são os que mais coisas poderão realizar. Torço para que os prefeitos possam sonhar e realizar tudo que desejam nesse ano, levando resultados para diminuição das desigualdades e construção da alegria das comunidades.

(*) João Luiz Vargas, prefeito de São Sepé (ex-deputado, ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado), escreve no site às sextas-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo