Câmara de VereadoresCidadaniaCulturaEconomiaEducaçãoEstadoPolíticaPrefeituraSaúdeTrabalhoTurismo

LUNETA ELETRÔNICA. Nilza Zampieri, Dia do Guarda, Turismo e Consumo, Vandalismo, Idosos, Fadisma…

* A presidente do Tecnoparque, Nilza Zampieri, não ficou exatamente satisfeita com a nota publicada aqui no sítio no início da tarde desta quarta.

* Isso ficou suficientemente claro no telefonema dado ao editor, a propósito do TEXTO titulado “ANOTE. A qualquer instante, Schirmer deve anunciar Zilda Zampieri no ‘Desenvolvimento Econômico’.

* Perguntada, bem objetivamente,“ a senhora não SERÁ secretária?”, a ex-pró-reitora de Planejamento da UFSM respondeu, de pronto: “não SOU secretária”.

* Nilza Zampieri também disse que viaja segunda-feira e sua prioridade é o curso de Doutorado, que está fazendo. Então… Então, tá!

* Este sítio, assuntando com fontes do Palacete da SUCV, soube que muito dificilmente haverá qualquer anúncio de novos secretários nesta quinta. Talvez nem sexta.

* Não, não te preocupa: exceto por pronunciamentos na tribuna, de novo a pauta da Câmara de Vereadores não aponta para grandes decisões nesta quinta.

* Se você quiser conferir, basta acessar o Boletim Legislativo 42/2013. Ah, se bem que… tem um projeto que… É da edil do PTB, Deili Silva, que institui o Dia do Guarda Municipal.

Organizações envolvidas assinaram o termo, no Palacete da SUCV (Foto Felipe Pires/CCS.PM)
Organizações envolvidas assinaram o termo, no Palacete da SUCV (Foto Felipe Pires/CCS.PM)

* Nesta quarta, Cezar Schirmer assinou um termo de cooperação técnica para a criação do Comitê de Consumo e Turismo. “Queremos discutir a relação entre o consumo e o turismo, visando, sempre, melhorar os serviços prestados”, disse o prefeito.

* O documento foi firmado entre a prefeitura, via Secretaria de Turismo, curso de Direito da Unifra, entidade das empresas turísticas (AHTURR) e Agência de Desenvolvimento (Adesm).

* O objetivo é criar um espaço de discussões entre as entidades e promover estudo técnico das relações de consumo a partir das demandas do turista. E, como consequência, o município terá um instrumento de pesquisa na área do turismo.

* A Comissão de Saúde da Assembleia aprovou, nesta quarta, a realização de audiência pública para debater as condições de trabalho, salário e jornada dos trabalhadores da saúde.

* O foco é, especialmente, os profissionais que trabalham em hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. A solicitação foi do deputado Valdeci Oliveira, a pedido das entidades que representam os trabalhadores.

* A previsão é de que o evento ocorra no dia 21 de agosto, no Palácio Farroupilha. A data ainda será confirada em reunião do conjunto de parlamentares.

Recursos para políticas públicas em benefício dos idosos (foto Caco Argemi/Palácio Piratini)
Recursos para políticas públicas em benefício dos idosos (foto Caco Argemi/Palácio Piratini)

*  Reivindicada há mais de 10 anos, a lei que cria o Fundo Estadual da Pessoa Idosa (Funepi) no RS foi sancionada nesta quarta pelo governador Tarso Genro. Um ato no Palácio Piratini reuniu representantes de entidades, deputados e conselheiros do idoso.

*  A lei foi proposta pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos e aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa no mês passado.

* Já a regulamentação do Conselho Estadual do Idoso havia sido sancionada por Tarso no começo do mês de julho.

* Agora, pessoas físicas e empresas poderão doar parte do seu Imposto de Renda devido ao Funepi, como já é feito para o Fundo Estadual da Criança e do Adolescente (Feca).

* Fechando 10 anos dexistência, a Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma), está inserindo mais um curso de graduação. No caso, o de Ciências Contábeis – com vies econômico e jurídico.

* A Faculdade sempre foi reconhecida pelo foco no Direito e o crescimento continua nessa seara. Agora, o curso de ciências contábeis, diferenciado, entra no portfólio.

Pozzobom propôs audiência e Assembleia vai discutir atos de vandalismo (foto Divulgação)
Pozzobom propôs audiência e Assembleia vai discutir atos de vandalismo (foto Divulgação)

* Foi aprovado na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia desta quarta o requerimento para audiência pública, do deputado Jorge Pozzobom, para tratar das vítimas do vandalismo ocorrido durante as manifestações de junho deste ano.

* Conforme o tucano, apesar dos protestos terem ocorrido legitimamente, uma minoria praticou atos que causaram danos a patrimônios públicos e privados.

* Pozzobom afirma que serão ouvidos proprietários de estabelecimentos e representantes de órgãos públicos depredados durante as manifestações em Porto Alegre. Também devem ser convidados donos de veículos avariados e trabalhadores que sofreram ameaças.

* O deputado também fez presença na tribuna do parlamento, na tarde passada. Em aparte, lamentou a falta de ambulâncias nas rodovias assumidas pela Empresa Gaúcha de Rodovias.

* As críticas do parlamentar foram feitas após a leitura do texto escrito pelo pai de uma das vítimas de um acidente ocorrido na BR 386 no último dia 28 de julho, a 40 quilômetros de Carazinho.

* O condutor morreu, enquanto o caroneiro – filho do autor – ficou preso às ferragens, e só foi atendido pelos bombeiros duas horas após, porque o caminhão da corporação quebrou durante o percurso.

*  Além da Exposição do Acervo do MASM, que ficará a disposição até o dia 20 deste mês, no Masm, a Programação do Mês da Cultura ainda oferece mais opções de arte aos santa-marienses.

* Desta quarta até dia 31, a Sala Monet Plaza Arte, no Monet Plaza Shopping, expõe obras do artista plástico Rômulo Eisinger. O horário é das 10 da manhã às 10 da noite, diariamente.

* A exposição é intitulada “As Vitórias de Vênus e Samocráticia: eu já vivi como gente”. Ao todo a mostra contará com 10 trabalhos em Serigrafia sobre papel. O tema predominante é a figura feminina.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. @Zureta: Me lembra uma placa publicitária que a gente lia quando chegava na cidade: Sorria, você está em Santa Maria! kkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo