DestaqueEstado

SOLIDARIEDADE. Combate à fome e ao frio. Dia D recolhe alimentos e agasalhos na Assembleia do RS

Atividade integra ações realizadas pelo Movimento Rio Grande Contra a Fome

Valdeci Oliveira, no lançamento do Dia D: movimento já arrecadou mais de 2,1 toneladas (Foto Christiano Ercolani/Divulgação)

Da Assessoria de Imprensa do Deputado Valdeci Oliveira

Durante toda esta quarta-feira (31), a Assembleia Legislativa está recebendo alimentos e agasalhos que serão destinados à Defesa Civil Estadual, que fará o destino final às populações socialmente vulneráveis no estado. Chamado de Dia D, a atividade, cujo lançamento ocorreu no início da tarde, integra o rol de ações do Movimento Rio Grande Contra a Fome, iniciativa capitaneada pelo parlamento estadual, em parceria com demais os poderes do estado e inúmeras entidades e organizações da sociedade civil, que busca organizar a arrecadação e destinação de alimentos a quem mais precisa, além de colocar o tema em discussão pública.

“Hoje é um dia de fortalecermos ainda mais as ações que temos realizado desde o ano passado, quando lançamos o Movimento, que já arrecadou mais de 2,1 toneladas desde então e que se somaram à articulação, feita junto ao Tribunal de Justiça, que resultou em R$ 40 milhões dos orçamentos do TJ e do Parlamento para o Fundo Estadual de Assistência Social. Isso demonstra que se cada um e cada uma fizer a sua parte certamente teremos menos pessoas passando frio e fome em nosso estado”, avaliou o deputado Valdeci Oliveira, mentor do projeto quando presidiu a Assembleia, em 2022, período em que o tema foi tratado de forma prioritária pela gestão.

Logo no início da manhã, antes mesmo da abertura das portas da Casa Legislativa, uma empresa beneficiadora de arroz, que solicitou anonimato, doou e fez a entrega de cerca de duas toneladas do grão. Já o Sindicato dos Funcionários Efetivos e Estáveis da AL (Sinfeeal), colaborou com 12 cestas básicas com 15 kg cada uma. E as pessoas que trabalham ou visitam a Assembleia também trouxeram uma quantidade considerável, tanto de alimentos como de agasalhos.

“Estamos felizes em ver que a sociedade está atendendo nosso apelo, que a solidariedade continua sendo um dos pontos fortes do nosso povo. Quero aqui, muito sinceramente, agradecer a esses anônimos e anônimas que têm nos ajudado. E é sempre bom lembrar que, como diz o ditado, quem tem fome e frio tem pressa. E também nunca esquecermos que não se pode naturalizar nem aceitar as situações de vulnerabilidade que atingem nossos semelhantes”, disse o parlamentar.

Ao final da atividade, Valdeci fez questão de informar que quem não puder comparecer à Assembleia Legislativa ao longo do dia para entregar suas doações, poderá fazê-lo em outros dias, durante o horário de funcionamento da Casa, pois as caixas de coleta estarão permanentemente colocadas na entrada do Palácio Farroupilha.

O lançamento do Dia D, ocorrido no Salão Júlio de Castilhos, contou com a participação da secretária-adjunta da Casa Civil do governo do estado, Flávia Frey; dos representantes do Ministério Público, Márcio Bressani, e da Defensoria Pública, Gustavo de Souza; da diretora do departamento de segurança alimentar da Secretaria Estadual da Assistência Social, Vanuza da Rosa; da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da Fiergs, Marcino Rodrigues; do tenente-coronel Luiz Omar Rodrigues, coordenador da Central de Doações da Defesa Civil; e do vereador de Santa Maria, Valdir Oliveira, que preside naquele município a Frente Parlamentar de Apoio às Políticas de Combate à Fome e de Segurança Alimentar. O deputado Adolfo Brito, 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia, esteve representando o presidente do Parlamento, deputado Vilmar Zanchin.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo