BASTIDORES. Bate-boca entre educadores, a nova líder da oposição, COF, esporte e horário das sessões
Danclar e Luci discutiram forte pela presidência da Comissão de Educação

Por Maiquel Rosauro
A definição dos presidentes das comissões permanentes gerou um momento inesperado na sessão desta quinta-feira (3), no Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Danclar Rossato (PSB) e Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) travaram um bate-boca quanto à definição do presidente da comissão de Educação.
Em 2021, Manoel Badke – Maneco (DEM) liderou o colegiado e, para este ano, havia um acordo para Danclar assumir a presidência. Porém, como houve mudanças nos membros do colegiado, Luci, vice-presidente ano passado, colocou seu nome à disposição para presidente.
Tal situação indignou Danclar. Em caso de votação, ele perderia, já que o grupo de Luci tem maioria no colegiado. O socialista disse que a pedetista era sem palavra. Luci pediu respeito e afirmou que era professora tanto quanto ele. Foi a deixa para ambos aumentarem o tom de voz.
“Tu, professora onde?”, questionou Danclar.
“E eu não sou professora?”, respondeu Luci.
“Em escola que tu estiver eu não matriculo meu filho, tu não tens moral”, rebateu o socialista.
Estas foram algumas das frases trocadas pela dupla. Embora ambos estivessem de máscaras, era nítido o semblante de irritação. Os parlamentares e assessores ao redor acompanhavam em silêncio a discussão dos educadores.
A situação foi resolvida com o recuo de Luci, que deixou a presidência para Danclar. A pedetista não aceitou ser vice do colega. O posto ficou com Givago Ribeiro (PSDB).
Não vai ser surpresa se, na próxima semana, Luci solicitar sua retirada da comissão.

Oposição
A informação que o Site antecipou nesta quinta (3) agora está confirmada. Roberta Pereira Leitão (PP) é a nova líder da oposição, ela substitui Pablo Pacheco (PP), que ocupou o posto ano passado. O vice-líder é João Ricardo Vargas (PP).
Pelo lado do governo, Givago é o líder. O vice é Alexandre Vargas (Republicanos).
E a COF?
A oposição não gosta da Comissão de Orçamento e Finanças (COF). Entre os cinco parlamentares do colegiado, só um pertence ao grupo oposicionista: Tubias Calil (MDB). E olha que foi preciso um empurrão para o emedebista assumir o posto.
“A pedido do vereador Ricardo Blattes, Tubias Calil na COF”, disse o próprio Tubias no microfone de aparte.
Ou seja, a COF só não é composta 100% pelos vereadores da situação graças ao petista Blattes.
16h
Blattes sugeriu que o Parlamento realize as sessões ordinárias às 16h. O presidente Valdir Oliveira (PT) prometeu levar a questão para a Mesa Diretora. Porém, vai ser difícil. Durante o pedido do petista, Admar Pozzobom (PSDB) já balançava a cabeça negativamente.
Até o momento, as sessões ocorrem às terças e quintas, às 15h.
Esporte
O jornalista e professor de Educação Física, Clery Quinhones de Lima, referência na defesa do esporte amador de Santa Maria, acompanhou a sessão e fez várias cobranças, sobretudo, a Givago em relação à ausência de uma comissão permanente sobre esporte.
Para tentar amenizar a situação, o tucano sugeriu trocar a nomenclatura do colegiado de “Educação, Cultura e Lazer” para “Educação, Cultura, Esporte e Lazer”.

Como assim?
Para finalizar, um flagra! O tucano Admar Pozzobom com uma gravata em tom avermelhado, cor do PT, e o petista Ricardo Blattes com uma gravata azul, cor ligada ao PSDB. Dizem que ambos estão em sintonia… E não é para menos, Admar é o novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e Blattes o vice.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.