DestaqueEducação

CAMPO. Trajetória do ‘Projeto Aquarius’, da UFSM, se entrelaça com a história da Expodireto. Entenda!

Iniciativa ajudou a disseminar a dita agricultura de precisão nas propriedades

Professor Telmo Amado, do Projeto Aquarius, ajudou na popularização da agricultura de precisão no Brasil (Foto Divulgação)

Da Agência de Notícias da UFSM / Texto de Ciro Oliveira

A UFSM participou, ao longo da última semana em Não-Me-Toque, da 22ª Expodireto Cotrijal, uma das três principais feiras de tecnologia e inovação direcionadas ao agronegócio do Brasil. Entre as ações apresentadas nesta edição da feira, está o Projeto Aquarius, cuja trajetória se entrelaça com a da Expodireto. Graças ao projeto e à feira, o município do planalto médio gaúcho recebeu o título de Capital Nacional da Agricultura de Precisão.

O Projeto Aquarius, voltado à pesquisa da agricultura de precisão, foi criado no ano 2000, por inciativa do professor do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Rurais da UFSM, Telmo Amado. O docente relata que, há duas décadas, a agricultura de precisão dava os primeiros passos no Brasil, com todo o equipamento importado. Até então, era considerada viável nos países ricos ou em grandes propriedades rurais. O desafio era validar a tecnologia da agricultura de precisão no país. O projeto conseguiu demonstrar, inclusive, que as pequenas e médias propriedades poderiam se beneficiar. 

Apesar de um ceticismo inicial, em pouco tempo, a indústria de máquinas e implementos agrícolas se interessou e começou a inovar ao produzir tecnologia, por meio de parcerias público-privadas. Além disso, o Projeto Aquarius estabeleceu uma parceria – que dura até hoje – com a Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cotrijal), que indicou propriedades rurais de seus associados onde passaram a ser realizados trabalhos de pesquisa e extensão com a agricultura de precisão.

Atualmente, a Cotrijal é uma cooperativa líder em uso de tecnologias avançadas, que adquire e disponibiliza tecnologias de ponta na forma de prestação de serviço para produtores associados. A menor propriedade rural atendida é composta por cinco hectares. Com isso, cumpre a proposta inicial do projeto Aquarius ao popularizar as inovações tecnológicas na área.

Nesta edição da Expodireto, o professor Telmo Amado foi agraciado com a inclusão na Calçada da Fama do Agronegócio, somando-se a outras 21 personalidades que contribuíram para o avanço do setor no país.

O docente trabalha na UFSM há 32 anos e considera a honraria recebida como o ponto mais alto de sua carreira. Ele destaca a importância de outros pesquisadores da universidade que contribuíram para a consolidação da agricultura de precisão no Brasil, como os professores Enio Giotto e José Fernando Schlosser, ambos do Departamento de Engenharia Rural.

Também são frutos do Projeto Aquarius o Curso de Mestrado em Agricultura de Precisão da UFSM e o Curso Técnico em Agricultura de Precisão do Colégio Politécnico. 

A agricultura de precisão é uma estratégia de gestão dos processos de produção agrícola que busca maximizar o uso do solo e da água. Ao produzir de modo ambientalmente sustentável, a agricultura de precisão direciona a aplicação de insumos para áreas realmente necessitadas.

Para tanto, são utilizadas tecnologias como o GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite), o SIG (Sistema de Informações Geográficas), e instrumentos ou sensores para avaliação de variáveis de solo e planta, entre outros.

Confira a entrevista completa com o professor Telmo Amado, realizada durante a 22ª Expodireto, no site Farol UFSM. 

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo