Arquivo

É um fato. Santa Maria, cidade com muitos jovens, não tem 1% de eleitores menores de 18 anos

Santa Maria, conforme os últimos números disponíveis, tem 185.297 eleitores. Desse total, apenas 1.537 são menores de 18 anos e maiores de 16. Isso significa menos de 1% do eleitorado da boca do monte, uma comunidade, diz-se, jovem. Não é uma contradição?

 

A propósito, vale a pena ler a reportagem de Eduardo Militão, acerca da participação da juventude na política, publicada pelo site especializado Congresso em Foco. Entre outras informações, ele verifica, com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral, que há uma queda de 31,1% na proporção de jovens eleitores e de 9,5% na do número de candidatos dessa porção da sociedade. Lá no final, mais um comentário meu. Confira:

 

“Política só para maiores

Índice de eleitores entre 16 e 17 anos caiu 31% desde 1992. Só 4,7% dos filiados a partidos têm menos de 24 anos

Mesmo com o movimento estudantil pela saída do reitor da Universidade de Brasília, a verdade é que o interesse dos jovens brasileiros pela política já não é mais o mesmo. O número de eleitores e candidatos com menos de 20 anos vem caindo desde 1992, quando Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a contabilizar os dados. O TSE e os TREs lançam campanhas publicitárias  e promovem projetos sociais para incentivar os mais novos a se alistarem e a votarem de maneira consciente, longe de armadilhas como a compra de votos. A União Nacional dos Estudantes (UNE) diz que a participação da juventude se concentra nos movimentos sociais, mas também promove campanhas de alistamento (leia mais).

Existem 12,3 milhões de eleitores filiados a partidos políticos no Brasil – menos de 10% do eleitorado total, segundo o TSE. Desses, 575 mil são militantes com idade entre 18 e 24 anos, ou seja, 4,7% do total de partidários. Todo esse contingente tem potencial para disputar uma vaga na câmara de vereadores. Para concorrerem às prefeituras, situação em que a idade mínima é de 21 anos, há 454 mil potenciais candidatos. Muitos jovens já se preparam para assumir essa responsabilidade (leia mais).

Apatia

O presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, entende que os números revelam a apatia da juventude. Ele faz coro ao grupo que entende que a corrupção é causa dessa baixa participação eleitoral. Só que o remédio, avisa ele, não é desistir. “Precisamos fazer a purificação pelo voto, escolhendo os melhores candidatos, e não deixando de votar”, afirma Marco Aurélio ao Congresso em Foco.

A campanha publicitária “Heróis” quer incentivar a juventude a participar das eleições ao retratar personalidades da história recente do Brasil que lutaram pela melhoria do país. “A apatia não conduz a nada, é fuga, e o jovem, que é um idealista por natureza, não pode ser apático”, disse Marco Aurélio, no final do mês passado.

Os tribunais regionais eleitorais vão na mesma linha. Oito deles desenvolvem projetos para que os estudantes de seus estados se envolvam com as eleições de maneira consciente e não aceitem vender seus votos. O objetivo também é…”

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: vez em quando surge uma campanha, seja da Justiça Eleitoral ou dos partidos, especialmente daqueles que, legitimamente, querem que a cidade tenha segundo turno como forma de facilitar a própria vitória.

 

O fato, porém, é que, esse tipo de procedimento, até leva a um resultado positivo. Apenas, no entanto, nos primeiros dias. Depois, volta tudo ao “normal” – isto é, à apatia diagnosticada pelo presidente do TSE, na reportagem acima. Como resolver isso? Eis a grande questão. Não apenas para Santa Maria, claro, mas aqui é mais flagrante o problema.

 

EM TEMPO: no caso especifico santa-mariense, há muita curiosidade para saber, no final do alistamento eleitoral com vistas à eleição de outubro, o que ocorre dentro de menos de um mês, quantos serão os garotos e garotas que se habilitarão ao voto e que hoje passa pouco do 1,5 mil.

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “Política só para maiores”, de Eduardo Militão, no Congresso em Foco.

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo