Da Agência de Notícias da UFSM / Por Luís Henrique Ramires
![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2022/03/ufsm-live-mulheres-400x400.jpg)
Nesta terça-feira, dia 8, às 14h, a UFSM realizará a live “Mulheres na Ciência: uma verdade inconveniente”, em referência ao dia internacional das mulheres.
A palestrante será Márcia Cristina Bernardes Barbosa, professora titular de física da UFRGS, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências(TWAS).
A professora Márcia ganhou, em 2013, o prêmio L’oréal-Unesco de Mulheres nas Ciências Fĩsicas e o prêmio Claudia em Ciência pelo estudo das anomalias da água . Por seu trabalho com mulheres na ciência, ganhou, em 2009, a Medalha Nicholson da American Physical Society.
Por sua atuação pela pós-graduação, ganhou o Prêmio Anísio Teixeira da Capes, em 2016, e por seu trabalho em prol da ciência recebeu, em 2018, da presidência da república, a Medalha do Mérito Científico como comendadora.
Em 2020 foi considerada pela ONU Mulheres uma das mulheres que mudou o mundo com a ciência e pela Revista Forbes uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil. Em 2021, foi agraciada com a medalha Sílvio Torres da Fapergs.
A mediadora será a vice-reitora da UFSM, Martha Adaime, a primeira mulher a ocupar esse cargo na universidade. O evento terá, também, a participação especial de pró-reitoras da instituição.
Os interessados poderão acompanhar a live através do Canal da UFSM, no YouTube.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.