DestaqueEleições 2022

ELEIÇÕES 2022. Eduardo Leite deixa de ser o governador gaúcho. Mas se mantém tucano

Renúncia foi anunciada agora à tarde, em vídeo divulgado no Piratini

Antes de entrevista, vídeo foi exibido em uma sala, no Piratini, ocupada por apoiadores e familiares do tucano (Foto Reprodução)

Reproduzido do Site do Correio do Povo

Eduardo Leite (PSDB) renunciou ao cargo de governador do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. O comunicado foi feito em vídeo apresentado antes da entrevista coletiva convocada para o Palácio Piratini. “Vou renunciar ao poder para não renunciar à política”, disse Leite ao destacar que a decisão foi “ponderada” e “demorada” devido sua importância. Quem assume o principal cargo do governo pelos próximos nove meses é Ranolfo Vieira Júnior, então vice-governador do Estado.

O vídeo foi exibido em uma sala ocupada por apoiadores e familiares do tucano. 

Durante o discurso, Eduardo Leite também confirmou que seguirá no PSDB. “Eu fico com meu partido porque o PSDB é importante na minha vida”, disse. Agora, sem ocupar o cargo de governador, Leite quer “liberdade e disponibilidade para se movimentar no campo político”.

“A renúncia me abre muitas possibilidades e não me retira nenhuma”

A renúncia marca mais um passo do político rumo à tentativa de disputar as eleições. Em novembro do ano passado, Leite perdeu as prévias do partido para João Doria, governador de São Paulo, em decisão apertada. Hoje, durante coletiva à imprensa, Leite afirmou que conversou com Doria por telefone momentos antes do anúncio da renúncia. Segundo ele, os dois estão “alinhados” em suas propostas para o país. 

“A renúncia me abre muitas possibilidades e não me retira nenhuma. A lei eleitoral exige que estejamos fora de um cargo executivo”, respondeu Leite ao ser questionado sobre suas aspirações políticas. “Eu tenho disposição, mas não quero isso a qualquer custo. Tenho uma história dentro do partido. São 20 anos de filiação”, destacou. 

Desde então, nos últimos meses, Leite acenou para uma possível troca de partido, migrando para o PSD, o que não se concretizou. Dois dias após Leite ter participado de ato do PSD, lideranças do PSDB divulgam carta pedindo para que ele permanecesse na sigla. O governador responde positivamente. Essa decisão foi selada em discurso nesta segunda-feira. 

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo