Política

NÃO CUSTA LEMBRAR. Mais petróleo, mais consumo = problemão. Um paradoxo que deixou de existir

Confira a seguir trecho de nota que publiquei no início da madrugada de 8 de julho de 2008, uma terça-feira

Incrível! Quanto mais produz, mais o Brasil necessita de petróleo. É o preço do crescimento

O título desta nota pode parecer pomposo. Talvez seja. Mas é o tal preço do progresso e, sobretudo, do crescimento da economia, experimentado pelo País nos últimos três anos. Quanto mais produz petróleo, por exemplo, com a anunciada autosuficiência, mais o país precisa dele, havendo inclusive um descompasso. 

A notícia é boa, por um lado; mas terrível, por outro. Afinal, é preciso ampliar a produção, ou reduzir o crescimento – o que significa retrocesso sob a forma de recessão, em última instância. Sobre esse, digamos, desnível, O Estado de São Paulo publicou reportagem nesta segunda-feira, assinada por Nicola Pamplona. Confira:  

Consumo ameaça a auto-suficiência

Conquistada em abril de 2006, a auto-suficiência na produção de petróleo corre o risco de sucumbir ao crescimento do consumo de combustíveis no País. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o Brasil importou mais petróleo e derivados do que exportou nos quatro primeiros meses deste ano. O País nunca deixou de…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PASSADOS EXATAMENTE 18 MESES da publicação da nota acima, um problema a menos, no horizonte econômico brasileiro. Afora a autosuficiência, e até a possibilidade de exportar que já é uma realidade, vem aí a “superprodução” proveniente da camada pré-sal. Quer dizer, se não for feita bobagem, o futuro está mais que garantido.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo