DestaqueSanta Maria

RECONHECIMENTO. Valdeci homenageia mulheres e entidades com o Prêmio Mulheres de Luta 2022

Cerimônia homenageou 55 mulheres, uma entidade e uma campanha

“O dia da mulher tem que ser qualquer dia, tem que ser todos os dias. Respeito é tudo, igualdade também”, disse Valdeci Oliveira. Foto Joaquim Moura / Divulgação

Por Tiago Machado / Assessor de imprensa de Valdeci Oliveira

Na noite de sábado (26), no Seminário São José, em Santa Maria, o mandato do deputado estadual Valdeci Oliveira, atual presidente da Assembleia Legislativa, retomou o Prêmio Mulheres de Luta, iniciativa criada em 2017 e alusiva ao 8 de Março. O evento permaneceu suspenso em 2020 e 2021 em função da pandemia da covid-19. Neste ano, na sua 4ª edição, o Prêmio homenageou 55 mulheres, uma entidade e uma campanha voltada à luta feminina, as quais foram escolhidas por uma comissão formada por mulheres que atuam nos gabinetes do deputado Valdeci, do deputado federal Paulo Pimenta, da vereadora Marina Callegaro e dos vereadores Valdir Oliveira e Ricardo Blattes.

Entre as agraciadas, estavam nomes como a delegada da Polícia Civil Elizabete Shimomura; as vereadoras Graziela Marafiga Kaus (São Pedro do Sul), Jocelene Aquino (Tupanciretã), Danieli Buttinger (São Vicente do Sul), Angela Dumke (Novo Cabrais), Cira Kaufmann (Vera Cruz) e Ana Barros (São Luiz Gonzaga); a ativista LGBTQIA+ Cilene Rossi; a presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Maria (Consea-SM), Claudia Machado; a médica infectologista Jane Costa; e a diretora-geral do 2º Núcleo do CPERS, Dgenne Ribeiro.

Também foram premiados o Fórum de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres de Santa Maria e a Campanha “Santa Maria 50-50”, que pauta a questão da igualdade de gênero. “Ao homenagear essas mulheres, entidades e movimentos, estamos, ao mesmo tempo, valorizando todas as muitas mulheres de luta do Rio Grande e do Brasil. A busca por igualdade tem que ser permanente e nós seguiremos defendendo isso coletivamente enquanto o machismo e a discriminação de gênero forem uma realidade”, destacou Valdeci.

O presidente da Assembleia também apresentou no evento uma cartilha que foi lançada pelo Parlamento gaúcho sobre os direitos das mulheres previstos na legislação e enumerou uma série de atividades e ações realizadas pelo Legislativo, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, do Departamento de Cultura e da TV Assembleia, acerca do tema da promoção da igualdade.

“O dia da mulher tem que ser qualquer dia, tem que ser todos os dias. Respeito é tudo, igualdade também”, assinalou Valdeci.

Além de Valdeci e das homenageadas, também marcaram presença no evento o deputado federal Paulo Pimenta; o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria, Valdir Oliveira; a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill; as vereadoras Marina Callegaro e Luci Duartes; e o vereador Abel Oliveira (Restinga Sêca). O vereador Ricardo Blattes foi representado pela assessora Elisa Pinheiro.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo