DestaqueSanta MariaSegurança

SEGURANÇA. Após cinco anos parado, Prefeitura reativa o Gabinete de Gestão Integrada na cidade

Grupo conta com representantes dos órgãos de segurança que atuam em SM

Colegiado conta com representantes de todos os órgãos de segurança que atuam em Santa Maria (Foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Para atender a uma demanda dos órgãos de segurança pública, a Prefeitura de Santa Maria promoveu a retomada das reuniões do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M). Depois de cinco anos parado, o grupo voltou a se encontrar nesta segunda-feira (21), na sede da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism). O objetivo do encontro foi ouvir os integrantes sobre as experiências anteriores do GGI-M, que foi criado por lei em 2009 e reorganizado em 2019, e levantar as pautas prioritárias a serem tratadas no futuro. 

“Sou muito grato pela união que os órgãos de segurança têm em Santa Maria. Foi somente por meio de esforços conjuntos que conseguimos tornar o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) uma realidade. O Ciosp tem uma estrutura que, atualmente, é referência para outras cidades do Brasil. Essa união que faz acontecer é materializada no GGI-M, que será, novamente, muito importante, afinal, estamos falando em salvar vidas”, afirmou, na ocasião, o prefeito Jorge Pozzobom

Entre os assuntos apontados como prioritários, estão o furto de fios, a perturbação do sossego público, a cassação de alvarás, a segurança nas escolas e nos postos de saúde, a captação de recursos para projetos na área da segurança, o andamento das obras da Travessia Urbana e a segurança na ponte do Vale do Meninos Deus. 

O vice-prefeito Rodrigo Decimo, que coordenou a reunião, foi ao encontro da fala de Pozzobom e ressaltou a importância de ações coordenadas para a redução dos índices de criminalidade em Santa Maria. De 2020 para 2021, o Município teve queda em todos os índices de crimes contra o patrimôni(saiba mais AQUI). Além disso, ele solicitou que, no retorno do GGI-M, os encontros tenham objetividade e sejam produtivos, já que essa era uma reclamação dos órgãos de segurança com relação ao que ocorria nos primeiros anos da iniciativa. 

“Queremos sair de todas as reuniões melhores do que entramos, para mantermos e avançarmos nos bons índices que temos”, comentou o vice-prefeito. 

O grupo também deliberou sobre quem será o secretário executivo do GGI-M. O nome escolhido por unanimidade foi o do superintendente do Ciosp, o tenente Sandro Nunes. Ele é servidor da reservada da Brigada Militar, conta com experiências nas áreas de inteligência e tecnologia do órgão e já comandou a Guarda Municipal.  

Além de Pozzobom e Decimo, representaram a Prefeitura os secretários de Inovação e Tecnologia da Informação (TI), Tiago Sanchotene, e de Educação, Lúcia Madruga, os secretários adjuntos de Mobilidade Urbana, Rui Fabrin, e de Inovação e Tecnologia da Informação (TI), Fernanda dos Santos, o chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, o assessor operacional do Ciosp, Edson Weise, a coordenadora setorial do Ciosp, Camila da Rosa, o superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro, e o assessor de capacitação e reciclagem da Guarda Municipal, José Alcimar de Moraes. Também estiveram no ato o presidente da Cacism, Luiz Fernando Pacheco, e integrantes do Instituto-Geral de Perícias (IGP), da Receita Federal, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Brigada Militar, da Polícia Civil, da Defesa Civil Estadual e da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe).

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo