Artigos

Somos uma das melhores cidades para se empreender no Brasil – por Jorge Pozzobom

“Ainda temos muito o que melhorar, eu sei... Mas estamos no caminho certo”

O escritor Nelson Rodrigues criou, após a dolorosa derrota da seleção brasileira de futebol para o Uruguai, na Copa de 1950, em pleno Maracanã, a expressão “complexo de vira-lata”. O termo tentava explicar a baixa autoestima dos brasileiros, que insistiam em se colocar em situação de inferioridade diante dos rivais internacionais.

Dentro de campo, felizmente, logo superamos esse trauma, acumulamos cinco troféus de campeão do mundo, porém, não é raro verificar o tal “complexo de vira-lata” se manifestando em outros níveis e em outras áreas. Aqui, na nossa terra, por exemplo. Sejamos francos: nós, santa-marienses, muitas vezes, temos dificuldades em enxergar as qualidades da nossa cidade. E, daí, “precisamos” que esse reconhecimento venha de fora para ter algum valor. Pois foi exatamente o que aconteceu.

Na semana passada, foi divulgado o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2022, um estudo, como o nome sugere, que estabelece um ranking dos melhores municípios do Brasil para realizar investimentos. E a surpresa (para quem não acredita no potencial de Santa Maria) é que a nossa cidade está no Top 20, na 19ª colocação entre todas as cidades brasileiras. Somos, ainda, a melhor do Interior do Rio Grande do Sul e a 2ª melhor do Estado, atrás apenas de Porto Alegre.

Ah, e cabe um esclarecimento importante, para que não reste dúvida sobre a credibilidade do levantamento: ele foi realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), órgão do Governo Federal.

A colocação final foi definida avaliando fatores como ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. Ou seja, aspectos que realmente fazem a diferença na vida de quem quer abrir ou expandir o seu negócio. No ranking anterior, divulgado em 2020, estávamos na 36ª posição na classificação geral. Agora, subimos para o posto número 19. Já na categoria “capital humano”, somos a terceira colocada de todo o país, comprovando a nossa qualidade de “exportadora de cérebros”. Mas tem um fator que, eu confesso, me chamou mais a atenção.

No quesito “ambiente regulatório”, saltamos de 54 pra 31, ou seja, ganhamos 23 posições em apenas dois anos. Isso é fruto direto do trabalho da Prefeitura, do esforço do Poder Público para facilitar a vida do empreendedor. Sem deixar de lado, é claro, a responsabilidade. Foi assim que aprovamos a Lei da Liberdade Econômica, que criamos a Secretaria de Licenciamento e Desburocratização e lançamos o Programa Juro Zero.   

Ainda temos muito o que melhorar, eu sei. Mas não há como negar que estamos no caminho certo. Somos, sim, uma das melhores cidades para se empreender no Brasil. Que me perdoem os pessimistas.

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para um novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras. 

Nota do Editor: a foto de Santa Maria, no alto deste artigo, é de Ronald Mendes.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Somos vira-latas, nossa cidade é cheia de “latas”. Ruas sujas, obras inacabadas, asfaltos mal remendados, Ruas com buracos, praças sem o mínimo de jardinagem…
    Dentro de escritórios Privados até pode haver ordem e beleza, mas nossos espaços públicos são de vira-latas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo