DestaqueSanta Maria

CALOURADA. Mais de 60 agentes da segurança e demais setores públicos garantiram a tranquilidade

Nos quatro dias, também aconteceram 354 autuações no trânsito do entorno

Na última noite, aproximadamente 4,8 mil pessoas circularam na Praça Saturnino de Brito e arredores (Foto Alex Caceres/Prefeitura)

Por Diniana Rubin / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Calourada Segura 2022 foi marcada por quatro noites de atividades, consideradas tranquilas por representantes da Prefeitura e de instituições de segurança, que comemoraram o retorno das aulas presenciais da graduação.

Para garantir a segurança na Praça Saturnino de Brito e arredores, no Centro, tradicional local de confraternização dos estudantes, mais de 60 agentes de segurança e de demais setores estiveram envolvidos nos últimos quatro dias. A estimativa de público foi de aproximadamente 4,8 mil pessoas entre a noite de quinta-feira (14) e a madrugada desta sexta-feira (15).

“Parabenizo a organização de todas as instituições, principalmente dos nossos servidores, que se envolveram para garantir a segurança. É um trabalho que demos início no começo da nossa gestão porque percebemos esta necessidade, em conversa com a UFSM e com moradores. Com isso, as ações foram evoluindo, passando por mudanças necessárias, em nome do bom convívio da população”, explica o prefeito Jorge Pozzobom, que acompanhou o trabalho na Saturnino de Brito.

A segurança foi setorizada e distribuída em perímetros em torno da Praça e vias próximas. Em todos esses dias, de 12 a 15 de abril, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) concentrou as informações que eram repassadas a órgãos como Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, parceiras da organização da Calourada Segura.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Inovação e Tecnologia da Informação, providenciou a internet para o funcionamento da Plataforma de Observação Elevada da Brigada Militar. A chamada POE é um caminhão que auxilia na identificação de indivíduos que estejam portando armas no meio da multidão. 

“Essa aproximação entre a Prefeitura e a UFSM nos deixa muito satisfeitos. A realização da Calourada Segura 2022 foi marcada pela comemoração sem ocorrências. Foi importante a união das forças de segurança, além do apoio de várias secretarias, em uma ação operacional concreta para se criar um ambiente mais controlável e dar conforto aos pais já que muitos residem em outras cidades. Acolher bem os alunos significa respeitar uma das vocações de Santa Maria. Além disso, valorizamos o trabalho de servidores públicos federais que estimulam e contribuem com a economia local”, ressalta o Chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima.

Ações além da segurança

Ainda, no início da semana, a Secretaria de Meio Ambiente fez a poda das árvores da praça para facilitar a visualização do espaço e arredores. Diariamente, uma equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos fez a limpeza do local, ainda na madrugada. Nesta sexta-feira, o serviço ocorreu das 5h25min às 6h40min. Ao longo dos quatro dias, foram recolhidos em torno de 3,5 toneladas de resíduos da Calourada Segura.

Agentes da Secretaria de Licenciamento e Desburocratização, coordenados pela Superintendência de Fiscalização, atuaram na orientação de bares e distribuidoras de bebidas a fecharem cumprindo o Decreto Municipal.

Durante as atividades, também houve o cuidado com a saúde dos calouros e uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou a entrega de folders com informações sobre doenças sexualmente transmissíveis, bem como a distribuição de preservativos e gel lubrificante.

Para orientar os condutores de veículos e pedestres, a Secretaria de Mobilidade Urbana, através da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), esteve com equipes fixas e móveis, que monitorou a circulação de pessoas no entorno da região.

Entre esta quinta e sexta-feira, houve 80 autuações, um veículo foi removido e um condutor teve a suspensão para dirigir por irregularidades na documentação. Nas quatro noites de Calourada, foram realizados 45 testes de etilômetro e 354 autuações de trânsito. A Rua Duque de Caxias, que estava em meia pista no trecho entre as ruas Dr. Bozano e Coronel Niederauer, foi liberada na manhã desta sexta.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo