Artigos

Calourada Segura retorna: compromisso da nossa gestão – por Jorge Pozzobom

Poder Público e esse tão esperado encontro no início de cada semestre letivo

Prefeito Municipal Jorge Pozzobom participou da vistoria na Praça Saturnino de Brito na manhã desta segunda-feira, 11. É o local que receberá a Calourada Segura até quinta-feira, 14 (Foto Alex Caceres/Prefeitura)

Vivemos dias históricos. Após dois anos de restrições impostas pela pandemia de coronavírus, aos poucos estamos voltando a hábitos e à rotina mais próxima do dito normal. Mantendo cuidados que fazem toda a diferença no enfrentamento à pandemia, pois ela ainda não terminou, e avançando, a cada dia, na vacinação contra a Covid-19. Mas já projetando dias melhores logo ali na frente.

Um exemplo disso é que os índices sanitários já nos possibilitaram tirar a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção em diversas situações, mesmo em ambientes fechados, mantendo o uso em alguns casos.

Nesse contexto, uma das situações mais esperadas em Santa Maria era o retorno das aulas presenciais na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o que ocorreu nesta segunda-feira (11) com o início do primeiro semestre de 2022.

A universidade conta com mais de 25 mil alunos. Desse total, 18 mil são estudantes da graduação na modalidade presencial. Nesse universo de milhares de estudantes, vindos de várias partes do país, cerca de 3 mil são calouros.

E, quando falamos em calouros, relacionamos com a Calourada Segura, evento organizado pela Prefeitura e que envolve as forças de segurança da cidade e a própria UFSM para dar suporte à tradicional “festa dos bixos” na Praça Saturnino de Brito, na área central do município.

Desde 2017, nossa gestão municipal tomou para si essa responsabilidade justamente para garantir segurança e disponibilizar uma estrutura adequada para os estudantes e para os moradores daquela região.

E esta foi uma edição muito aguardada, visto que, devido à pandemia, a universidade estava sem aulas presenciais há dois anos. Ou seja, estamos recebendo um grande número de estudantes nesta semana – a última edição da Calourada Segura havia ocorrido em março de 2020, um pouco antes de a pandemia de Covid-19 impor uma série de restrições no Brasil e, consequentemente, em Santa Maria, inclusive com a suspensão das aulas presenciais em nossas escolas e universidades.

Por isso, nós nos preparamos para receber esses milhares de alunos que voltaram ansiosos por essa troca presencial de experiências.

Nessa parceria com a UFSM e as forças de segurança – Brigada Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil -, a Prefeitura, por meio de uma força-tarefa que reúne várias secretarias (Mobilidade Urbana; Infraestrutura e Serviços Públicos; Meio Ambiente; e Saúde), a Guarda Municipal e a integração proporcionada pelo nosso Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), não mede esforços para zelar pelos participantes da festa antes, durante e depois de cada confraternização, já que o tradicional encontro dos calouros se estende por toda a semana a partir da data de início das aulas na UFSM – e que inclui, ainda, estudantes de outras universidades.

Na Praça Saturnino de Brito, além de promovermos a segurança de todos que ali festejam ou passam pelo local, também disponibilizamos banheiros químicos, contêineres de lixo, equipe de varrição, reforço na iluminação pública na praça e no entorno, bloqueio do trânsito e serviço de ambulância. 

Os “bixos” dão vida para a nossa cidade, fazem parte da essência da Cidade Universitária. E cabe a nós, do Poder Público, prover que esse tão esperado encontro no início de cada semestre letivo ocorra da melhor forma possível. Esse é um compromisso nosso: cuidar das pessoas!

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para um novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo