DestaqueSanta Maria

CIDADANIA. Instituto de Radiologia, com recursos próprios, apresenta a iniciativa “Educação em Jogo”

Proposta promove educação e esporte em escolas públicas de Santa Maria

Técnico Catila na apresentação do Educação em Jogo, acompanhado pela direção da EMEF, do São Lucas e Secretaria de Educação

Por Paulo André Dutra (texto e fotos) / Assessoria de Imprensa do Projeto

Na escola e na vida, a atividade esportiva integra e socializa; promove saúde, autoestima e bem-estar; estimula o raciocínio, o respeito a regras e a disciplina; impulsiona valores como o trabalho coletivo, inclusão e a tolerância. Além de ser um potente instrumento pedagógico, com efeitos comprovados no desenvolvimento integral de jovens e adolescentes.

Com essa filosofia, o Instituto de Radiologia São Lucas buscou parceiros para a elaboração e implantação de um projeto que apoie, de forma contínua, a promoção do esporte no âmbito escolar na rede municipal de ensino em Santa Maria. Assim foi criado a Educação em Jogo, iniciativa que tem como apoiadora Prefeitura de Santa Maria, Corintians Asiba e professor Darcy Oliveira da Silva, idealizador do método Xadrez Escolar Kids (XEK).

Prioritariamente, o objetivo dos idealizadores do Educação em Jogo é plantar a semente de ações independentes de apoio a esporte e cultura no âmbito escolar, convidando outras empresas a construírem propostas de acordo com as suas realidades.

Com a parceria fundamental da Secretaria de Educação de Santa Maria, a escola que recebe a iniciativa é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinheiro Machado, no bairro Parque Pinheiro Machado, zona oeste da cidade.

BASQUETE

O basquete ajuda no desenvolvimento de novas habilidades, aprimora os reflexos, auxilia no trabalho em equipe e gera novas experiências relacionais, equilibrando saúde mental e física. Santa Maria é sede um dos mais tradicionais clubes do país no esporte, o Corintians Atlético Clube, casa do Corintians Asiba Basquetebol, agremiação sem fins lucrativos formada com a Associação Santamariense de Incentivo ao Basquete (Asiba) para a atuação nas categorias de base.

Todas as segundas-feiras, em turno inverso, 25 alunos entre 8 e 11 anos da EMEF serão treinados pelos professores Leandro Leal de Azevedo Mendes e Ricardo Rodrigues Leal (Catila), da comissão técnica do Corintians Asiba. Segundo Catila, a escolinha do Educação em Jogo pretende formar atletas e incentivar a participação também na equipe que disputa campeonatos em diversas categorias. As primeiras atividades ocorreram no dia 28 de março.

XADREZ

Xadrez com o professor Darcy Oliveira da Silva, uma das possibilidades do projeto do Instituto de Radiologia São Lucas

Um dos jogos mais antigos da humanidade, o xadrez é considerado um esporte de tabuleiro. Requer concentração e tomada de decisões a todo instante, onde se estimulam atividades cognitivas como atenção, memória, raciocínio lógico e inteligência, habilidades importantes para a educação e também para a vida.

“Formamos alunos que pensam”, define o professor Darcy Oliveira da Silva, responsável por ministrar as aulas do Educação em Jogo. Árbitro da Confederação Brasileira de Xadrez e membro do Clube de Xadrez de Santa Maria, o profissional de educação física tem 15 anos de ensino do enxadrismo em escolas particulares e públicas. Na EMEF Pinheiro Machado, serão duas turmas às terças-feiras, no turno inverso às aulas regulares. Serão 20 alunos do 3º ao 5º ano e 20 do 6º ao 9º, ambas completas e já com lista de espera. As atividades começaram no dia 22 de março.

APRESENTAÇÃO

O Educação em Jogo foi apresentado à comunidade escolar em evento no dia 18 de março na reformulada quadra esportiva da escola. Com a presença da equipe do Instituto de Radiologia São Lucas, médicos Carlos Alberto Funck Biazús e Marcelo Gaiger Biazús e a administradora Marília Miranda Volkweis, além da equipe da Secretaria de Educação e secretária Lúcia Madruga; diretora da EMEF Pinheiro Machado, professora Lucélia Lena Ferreira, pais, alunos e corpo docente conheceram a equipe de basquete do Corintians Asiba. Coordenados pelo professor Catila, os atletas do time sub-17 fizeram uma demonstração, orientando as crianças a como conduzir a bola até a cesta e arremessar. A atividade movimentou a comunidade escolar, com grande participação na renovada quadra coberta.

QUEM SOMOS

O Instituto de Radiologia São Lucas completa, em junho próximo, 65 anos de pioneirismo no diagnóstico por imagem em Santa Maria. Funciona desde 2004, sob direção de Carlos Alberto Biazús, na Rua Tuiuti, 1919. Como filosofia de trabalho, a empresa busca a humanização no atendimento aos pacientes, primando pela confiabilidade, dignidade, eficiência e calor humano.

Nas últimas décadas, além da atuação na área da saúde, a instituição tem se notabilizado também pelo apoio à cultura. O Natal na Sacada já é tradição na programação de fim de ano na cidade, com 14 edições realizadas antes da interrupção pela pandemia. Na EMEF Miguel Beltrame, em Camobi, o Instituto São Lucas contribuiu e buscou apoiadores para o projeto Literaturando, que reestruturou o espaço físico da biblioteca e ampliou o acervo da escola. Outras iniciativas pontuais ocorrem através da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), com ações em comunidades de Santa Maria.

As iniciativas relatadas, incluindo o Educação em Jogo, não objetivam benefícios fiscais. Todos os investimentos advêm de recursos próprios do Instituto de Radiologia São Lucas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo