DestaqueSanta Maria

CIDADE. Balanço da Calourada mostra que (quase) 33 mil foram à Praça, nas quatro noites do evento

Recolhidas 3,5 toneladas de resíduos e 354 autuações por agentes de trânsito

Prefeitura faz balanço da Calourada Segura e começa a debater a segunda edição do evento deste ano (foto João Alves/Prefeitura)

Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Calourada Segura 2022 ocorreu de 12 a 15 deste mês foi considerada um sucesso por todas as instituições que participam da organização. Os representantes da iniciativa integrada participaram de uma reunião na tarde desta quarta-feira (20), no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). No encontro, foi apresentado um balanço que indica que mais de 60 agentes de segurança e de demais setores estiveram envolvidos nos dias e noites de trabalho da 8ª edição da Calourada, que reuniu cerca de 32,9 mil pessoas na Praça Saturnino de Brito e arredores.

“Parabenizo e agradeço a todos vocês pelo empenho na organização, na infraestrutura e na segurança nas quatro noites de Calourada Segura. Eu estive na praça em três noites, conversei com os jovens e recebi um retorno muito bom deles. Perguntei a todos o que estava faltando e todos com quem falei me disseram que estava tudo certo. E isso, essa aprovação que tive por parte dos calouros lá na Praça, é reflexo direto do trabalho de vocês”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom.

ORGANIZAÇÃO
O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) concentrou as informações que eram repassadas a órgãos como Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, parceiras da organização da Calourada Segura. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Inovação e Tecnologia da Informação, providenciou a internet para o funcionamento da Plataforma de Observação Elevada (POE) da Brigada Militar. A POE é um caminhão que auxilia na identificação de indivíduos que estejam portando armas no meio da multidão. 

Além das ações de segurança e infraestrutura, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos fez a limpeza do local durante as madrugadas. Ao longo dos quatro dias, foram recolhidos em torno de 3,5 toneladas de resíduos da Calourada Segura. E agentes da Secretaria de Licenciamento e Desburocratização, coordenados pela Superintendência de Fiscalização, atuaram na orientação de bares e distribuidoras de bebidas a fecharem cumprindo o Decreto Municipal. Durante as atividades, também houve o cuidado com a saúde dos calouros e uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou a entrega de folders com informações sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), bem como a distribuição de preservativos e gel lubrificante.

SEGUNDO SEMESTRE
A Calourada Segura terá outra edição este ano, para os calouros que ingressam nas universidades a partir do segundo semestre. A Prefeitura e os setores que atuam para garantir estrutura e segurança durante a festa mantêm contato com as instituições de ensino para organizar calendário e a infraestrutura do local. Além disso, os representantes das instituições que atuam na Calourada também conversaram sobre maneiras melhorar ainda mais o atendimento aos bichos e à comunidade santa-mariense. 

BALANÇO CALOURADA SEGURA 2022
Instituições que atuaram na organização:

– Prefeitura Municipal de Santa Maria, por meio de secretarias municipais, Guarda Municipal (GM) e Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU)
– Polícia Civil (PC)
– Brigada Militar (BM)

Efetivos:
– Guarda Municipal (GM): 15
– Brigada Militar (BM): 45
– Polícia Civil (PC): 3
– Fiscais: 10
– Infraestrutura: 5

Números:
– Total de pessoas que passaram pelo local: cerca de 32,9 mil
– Resíduos recolhidos: cerca de 3,5 toneladas

Trânsito:
– Carros recolhidos: 1
– CNH suspensa: 1
– Testes de Etilômetros feitos: 45
– Autuações: 354

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo