DestaqueSegurança

CIDADE. Fábrica de Artefatos de Cimento da Prefeitura cria modelo de tampas de bueiro antifurto

Ferros da chamada “grelha” são revestidos com argamassa

Estratégia visa evitar furtos das tampas, que aumentaram devido a valorização do preço do ferro. Foto Alex Caceres / Prefeitura

Por Rafael Favero / Prefeitura de Santa Maria

Você sabia que a Prefeitura de Santa Maria tem uma fábrica de tampas de bueiros, tubos e outros artefatos de cimento? A estrutura, que conta com seis servidores, fica na sede da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, na Avenida Nossa Senhora Medianeira. O local foi inaugurado em maio de 1988, mas, até hoje, cria novidades que melhoram a vida da população.

A mais nova delas é a tampa de bueiro antifurto. O diferencial do item é que os ferros da chamada “grelha” também são revestidos com argamassa. É uma estratégia para evitar os furtos dessas tampas, ocorrências que têm aumentado em função da valorização do preço do ferro.

Além das tampas “grelhas”, utilizadas nas ruas e avenidas para escoamento das águas da chuva, a Fábrica de Artefatos de Cimento produz as tampas “cegas”, que são instaladas em pontos que não precisam de escoamento pluvial. No local, os servidores também fazem meios-fios de calçadas, tubos e blocos de concreto, mourões, bancos e até guarda-corpos de pontes. O material é utilizado pela própria Prefeitura no trabalho de manutenção da infraestrutura urbana e rural.

“Esse é mais um trabalho muito qualificado dos nossos servidores que, muitas vezes, a população em geral não conhece. Em 2021, foram fabricadas cerca de 400 tampas de bueiro para repor as que foram furtadas. É um trabalho árduo, mas estamos no caminho certo graças ao empenho dos nossos servidores”, afirma o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa.

A Fábrica de Artefatos de Cimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo