CulturaDestaque

CIDADE. Homenagens marcam a abertura da Feira do Livro de Santa Maria, que vai até dia 14 de maio

Evento com uma extensa programação cultural e lançamento de 120 obras

Antes mesmo da abertura oficial da Feira, bancas já estavam abertas, na Praça Saldanha Marinho (Foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Por Rodrigo Ricordi / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Um dos momentos mais esperados do ano chegou. A 49ª Feira do Livro já ocupa a Praça Saldanha Marinho com 31 livreiros e uma extensa programação cultural para todas as idades. Além disso, haverá o lançamento de 120 livros durante os 16 dias de evento.

No fim da tarde desta sexta-feira (29), no Theatro Treze de Maio, foi realizada a cerimônia de abertura da Feira do Livro, que contou com a presença do prefeito Jorge Pozzobom, do vice-prefeito, Rodrigo Decimo, da secretária de Cultura, Rose Carneiro, da secretária de Educação, Lúcia Madruga, e de dezenas de autoridades e artistas.

Na mesma ocasião, ocorreu uma homenagem à Maria Esther Gomes de Souza, professora homenageada desta edição da Feira. A profissional se destaca no ensino e na inclusão de pessoas surdas na Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser.

Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Jorge Pozzobom reafirmou a importância do retorno da Feira do Livro na forma presencial em função da vacinação.

“Que tenhamos uma excelente Feira do Livro! Sempre digo que somos uma grande equipe e que o mais importante são as pessoas, e agora os livros. Estamos desembarcando na Praça Saldanha Marinho e vamos permanecer nos próximos 15 dias”, disse o prefeito, que também destacou que já no primeiro dia de Feira do Livro, mais de cem alunos da rede municipal estiveram na praça e no Theatro Treze de Maio.

A secretária de Cultura, Rose Carneiro, destacou o empenho da equipe em trazer atividades e atrações diversas para alcançar o maior público possível na cidade, para um dos maiores eventos literários do Sul do Brasil.

“É preciso reconhecer a história da Feira do Livro e de quem fez ela existir por todos esses anos. Temos nos empenhado para que ela seja melhor a cada ano. Nossa Feira do Livro traz sempre temas diversos e importantes a serem debatidos na sociedade. É importante destacar também que das centenas de livros que serão lançados, grande parte deles é daqui, produzido aqui, gerou renda aqui no Município, Vida longa à Feira do Livro de Santa Maria”, celebrou a secretária. 

A  secretária de Educação, Lúcia Madruga, destacou a maior aproximação entre as pastas da Educação e da Cultura para a Feira do Livro.
“Esse ano, a Feira tem um ingrediente a mais. A participação das escolas vai mostrar que cultura e educação juntas modificam o modo de ver de nossos educando e educadores. Nesta edição teremos autores levando a Feira do Livro até as escolas. E isso é muito importante”, declarou a secretária. 

HOMENAGENS

A cerimônia também foi marcada por discursos emocionados da professora homenageada e da patronesse. A professora Maria Esther Gomes de Souza foi surpreendida pela encenação de uma parte de seu livro “Uma História de Mãos Brilhantes” por integrantes da escola onde atua. Após a apresentação, ela falou sobre a importância do trabalho que faz com literatura com pessoas surdas e da importância das histórias na educação…”

PARA LER A ÍNTEGRA, E AINDA CONFERIR AS ATRAÇÕES DO FINAL DE SEMANA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo