DestaqueSanta Maria

CIDADE. Pozzobom sanciona conjunto de leis que a Câmara aprovou. Parlamentares participam do ato

Diferentes temas são alcançados pelas propostas que agora se tornaram lei

Entre sanções, duas são leis que tiveram Getúlio de Vargas (a esquerda do Prefeito) como autor (foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Por Rodrigo Ricordi / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

O prefeito Jorge Pozzobom sancionou nesta quarta-feira (27), quatro lei aprovadas pelo Poder Executivo. Vereadores foram recebidos no Gabinete para as sanções. Entre elas, a iniciativa elaborada em conjunto pelo Gabinete do Vice-prefeito e pela Secretaria de Cultura, que institui o programa de desenvolvimento da Economia Criativa. A lei torna oficial o trabalho da atual gestão na criação de políticas públicas para o setor criativo. Também foram sancionadas leis que consideram instituições como sendo de Utilidade Pública Municipal e a que vai inserir doadores de medula óssea na isenção de pagamento de taxas em concursos públicos.

“É com grande satisfação que recebemos os vereadores para dar encaminhamento a temas importantes da nossa sociedade. As leis aqui tratadas foram amplamente discutidas e, agora, cabe ao prefeito somente referendar essas iniciativas”, reforça o prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado do vice Rodrigo Decimo.  

A lei 9.327, de 2021, proposta pelo Executivo, institui o Programa de Desenvolvimento da Economia Criativa de Santa Maria – Cria Santa Maria, que tem como objetivo potencializar a criatividade, o empreendedorismo de inovação e geração de riqueza, tanto em âmbito cultural, econômica e social, neste novo setor da economia.

“É o passo que faltava para formarmos um comitê gestor para trabalhar na economia criativa em Santa Maria, que é um caminho trilhado no mundo todo. São poucas cidades do Estado que estão seguindo esse direcionamento. A intenção é que se abram caminhos para trabalharmos em políticas públicas no setor criativo”, destaca a secretária de Cultura, Rose Carneiro, presente no ato de assinatura.

Conheça as outras sanções

A lei 9.331, de 2021, proposta pelo vereador Tony Oliveira (Podemos) torna de Utilidade Pública Municipal o Centro de Desenvolvimento Comunitário Estação dos Ventos. A ONG, que fica na Rua Luiz Castagna, no Bairro João Goulart, existe há mais de 15 anos. Atualmente, atende 65 crianças, de 2 a 13 anos, que são assistidas por pais e voluntários durante o dia. A instituição é mantida por meio de doações para que possa oferecer material de higiene, alimentação e material didático. O Centro possui convênio com a Prefeitura de Santa Maria desde 2015.

Proposta pelo vereador Getúlio de Vargas (Republicanos), a lei 9.359, de 2022, considera de utilidade pública municipal o Projeto Vale da Benção – Menores Carentes. Conforme o vereador, presente no ato de assinatura, a iniciativa atende gratuitamente crianças e adolescentes, oportunizando aulas de futebol para, atualmente, cerca de 100 meninos e meninas de 8 a 15 anos que são moradores do “Beco da Tela”, Campestre do Menino Deus, Km 3, Vila Schirmer, Montanha Russa e Vila Leste.

Outra lei assinada, a de número 9.345, de 2022, é uma proposição do vereador Adelar Vargas (MDB). Ela determina a inserção de placas ou cartazes contra o abandono e maus-tratos aos animais e de adoção solidária, em agropecuárias, pet shops e clínicas veterinárias da cidade de Santa Maria. Os estabelecimentos comerciais devem agora disponibilizar um espaço para a fixação de cartazes e avisos, com fotos ou contato de ONGs para doação de cães e gatos em estado de abandono.

A lei 9.354, de 2022, proposta pelo vereador Getúlio de Vargas (Republicanos), altera a redação dos art. 1º e art. 2º e insere os incisos I e II e o parágrafo único ao art. 2º da Lei Municipal nº 4463/2001, que inclui doadores de medula óssea na lista de isenções de pagamento de qualquer taxa de inscrição em concursos públicos municipais. O vereador esteve presente na assinatura da lei.

As sanções também foram acompanhadas pelos secretários João Chaves, de Desenvolvimento Social; Michele Antonello, de Finanças; e Ticiana Fontana, de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Também estiveram representando a Câmara, os vereadores Admar Pozzobom (PSDB) e Givago Ribeiro (PSDB).

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo