Por Maiquel Rosauro
Os 40 municípios da região Central do Rio Grande do Sul registraram, nos últimos 12 meses, 54.742 admissões formais de emprego e 48.280 desligamentos. O saldo no período é de 6.462 vagas de trabalho criadas.
Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), dez municípios têm saldo superior a 100 vagas criadas entre março de 2021 e fevereiro de 2022: Santa Maria, Cachoeira do Sul, Itaara, Santiago, Rosário do Sul, Caçapava do Sul, Agudo, Tupanciretã, Restinga Sêca e São Francisco de Assis.
Santa Maria lidera com saldo positivo de 2.550 vagas. Na sequência, está Cachoeira do Sul com 1.035. Na terceira colocação há um empate entre Santiago e Itaara, ambos com saldo 454.
Os números de Itaara, entretanto, não representam a realidade do município. A matriz de uma empresa de internet por fibra óptica está instalada na cidade, o que gera centenas de contratações. Embora remetidas pelo Caged para Itaara, na verdade, os empregos não estão alocados na matriz e sim nas filiais espalhadas pelo Estado.
Apenas dois municípios da região apresentaram saldo negativo nos últimos 12 meses: Vila Nova do Sul (-7) e Júlio de Castilhos (-43).
Abaixo, confira a relação completa:
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.