ELEIÇÕES 2022. Pelo menos 14 senadores querem virar governadores. Um deles do Rio Grande do Sul
Afora os que buscam reeleição, um grupo pretende chefiar governos estaduais
![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2022/04/congresso-em-foco-senado-candidatos.jpg)
Do portal especializado Congresso em Foco / Texto de Sandy Mendes
Com a aproximação das eleições de 2022, ao menos 14 dos 81 dos senadores devem se dedicar às campanhas para os governos dos seus respectivos estados em outubro. O levantamento foi realizado pelo Congresso em Foco.
O Senado Federal conta com dois terços dos parlamentares ainda no meio do mandato. Desta forma, eles podem se licenciar de seus cargos e, caso não ganhem a eleição, podem retornar ao parlamento. Enquanto isso, 27 senadores estão no final do mandato.
A corrida eleitoral deste ano terá cinco cargos em disputa: presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.
A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.
Entre a lista dos parlamentares que concorrerão a governos estaduais, estão alguns dos senadores que ganharam projeção na CPI da Covid, entre eles: Alessandro Vieira (PSDB-SE), Jorginho Mello (PL-SC), Eduardo Braga (MDB-AM), Fabiano Contarato (PT-ES), Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Rogério Carvalho (PT-SE). A maioria foi titular no colegiado que apurava as ações do Governo Federal na tratativa da pandemia no país…”
Os deputados que trocaram de partido na janela partidária
![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2022/04/congresso-em-foco-senado-tabela.jpg)
PARA LER A ÍNTEGRA, E SABER MAIS SOBRE CADA SENADOR CANDIDATO, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.