Por Maiquel Rosauro
A 23ª Marcha dos Prefeitos é assunto sério em Itaara. Neste domingo (24), partiram para Brasília o prefeito Silvio Weber (PSB), dois secretários municipais e sete dos nove vereadores. O evento inicia nesta segunda-feira (25) e segue até quinta (28).
Weber publicou uma foto da comitiva no Facebook, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, o que gerou críticas de seus seguidores.
Uma usuária da rede social questionou: “Nada pessoal. Mas será necessário essa marcha coletiva para Brasília? Quanto custará aos cofres do município? Qual o valor das diárias e passagens dessas dez pessoas? No meu ponto de vista, o prefeito, um vereador e um secretário representariam muito bem Itaara. Acho um absurdo esse desperdício do dinheiro público num município onde falta tudo”.
O prefeito respondeu: “Vc tem um pensamento muito pequeno. Se não for atrás dos recursos com projetos vamos ficar aí só reclamando que nem vc. Sem fazer nada, pois sem dinheiro não se faz nada. Pessoas com pensamento assim puxam o município para trás. Temos que pensar grande, fazer projetos e ir atrás dos recursos. Quando estava na direção das rádios busquei recursos na Alemanha e Itália para conseguir fazer a migração do AM para o FM e a modernização dos estúdios”.
De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores de Itaara, Robertson Tatsch (PSB), que não viajou, a comitiva do Parlamento deveria ser ainda maior.
“Seriam todos, menos eu, em função de ter alguém da Mesa Diretora para ficar responsável pela Câmara. O vereador Retio (Cleberson Silva, MDB) também não foi, em função do falecimento da sua mãe”, explica Tatsch.
Questionado quanto ao motivo de tantos vereadores decidirem participar da Marcha, o presidente não soube confirmar.
“Não saberia te responder, acho que por experiência. Grande maioria são novos”, afirma.
Em contato posterior com o repórter, Tatsch afirmou que a bancada de vereadores do Progressistas terá agendas além da Marcha, enquanto os socialistas teriam como foco apenas o evento municipalista.
O Portal da Transparência do Legislativo de Itaara estava indisponível na noite deste domingo (24), o que não permitiu verificar o valor gasto com diárias e passagens aéreas dos vereadores. Conforme o site da Marcha, a inscrição de um vereador custa, no mínimo, R$ 350.
O evento é realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) desde 1998, mas não ocorreu nos últimos dois anos devido à pandemia de covid-19. Nesta edição, são esperados os pré-candidatos à Presidência da República a fim de debater questões do movimento municipalista.
E o trenzinho da alegria ainda faz “piuííí” na Estação do Pinhal?
Deus tá vendo, Silvio…