DestaqueSaúde

SAÚDE. UPA 24 Horas chega aos 10 anos e se consolida entre as que mais atendem SUS no RS

Em uma década, mais de 1,5 milhões atendidos. Agora, em janeiro, 18 mil

Só em janeiro deste ano, a instituição registrou mais de 18 mil consultas (Foto Victoria Debortoli/Tempórea Comunicação)

Por Tempórea Comunicação e Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Nesta segunda-feira (4), a UPA 24 Horas completa 10 anos de funcionamento em Santa Maria. A unidade 100% Sistema Único de Saúde (SUS) é porta aberta para urgências e emergências da região, e durante a pandemia de Covid-19, tornou-se referência no atendimento de casos moderados a graves da doença. A UPA é administrada pela Sefaz por meio de um convênio com a Prefeitura. 

Em uma década, mais de 1,5 milhão de pacientes foram atendidos no prédio anexo à Casa de Saúde – são pelo menos 10 mil atendimentos mensais. A UPA foi a primeira unidade porte III a ser instalada no Rio Grande do Sul e está entre as que mais prestam atendimentos no Estado. Só em janeiro deste ano, foram mais de 18 mil atendimentos.

“Desde a sua inauguração, a UPA veio agregar muito na saúde de Santa Maria. Ela é responsável por grande parte dos atendimentos de urgência e emergência da cidade e região melhorou a qualidade da saúde do Município” comenta Manuela Trevisan, administradora da UPA 24h.

Para a presidente da Sefas, Irmã Liliane Pereira, o aniversário de 10 anos representa uma conquista para toda Santa Maria.

“A UPA é um lugar de cuidado, um lugar onde a gente pode chegar quando a nossa saúde fica fragilizada, um lugar onde a gente pode aprender a cuidar, aprender a ser mais pessoa. Muito obrigada por cada profissional que faz a UPA acontecer e obrigada a Santa Maria” completa a presidente.

REFERÊNCIA DE ATENDIMENTOS COVID

Nos últimos dois anos, a UPA foi a porta de entrada para casos moderados a graves de pacientes com Covid-19 e se tornou referência no município. Uma ala exclusiva para Covid-19 foi criada, com 15 leitos clínicos que davam suporte a todos que aguardavam por uma vaga nos hospitais. O reconhecimento vem nas palavras do prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom

“Temos um grande orgulho em poder contar com essa unidade para atender a nossa população. Ao longo de todos esses anos, a UPA tem sido a grande aliada dos demais serviços de saúde por ser um ponto de referência nos serviços de urgência e emergência, com profissionais qualificados e estrutura padronizada. Agradecemos pelo trabalho durante esta década, mas, principalmente, no começo da pandemia de Covid-19, quando a UPA se prontificou para ser referência no atendimento de casos suspeitos para a doença, tudo por meio do fluxo dos atendimentos e protocolos definidos”, afirma o prefeito. 

A dona de casa Elisa Bica Durão foi uma das milhares de pacientes atendidas neste período. Ela deu entrada na unidade, teve diagnóstico positivo para a Covid-19 e precisou ser entubada. Pela falta de leitos de UTI em todo o Estado, ficou vários dias internada na UPA, foi extubada e conseguiu se recuperar. Hoje, ela agradece:

“Faz um ano que eu fui internada. Fui muito bem atendida. Não tenho nada a reclamar, só agradecer aos profissionais. A UPA tem que continuar, nós precisamos dela”, conta a paciente.

A enfermeira Marta Viviane Lirio Ramos foi uma das profissionais que esteve na linha de frente no combate à Covid-19 na UPA. Para ela, a pandemia deixou grandes e valiosas lições pessoais e profissionais:

“Foram momentos bem angustiantes, bem difíceis. Nestas situações, a gente coloca o “eu” de lado e assume o profissional acima de tudo, em prol da recuperação do paciente. Com tudo isso, a gente aprende a se colocar mais no lugar do outro, ter mais empatia. Eu me orgulho muito de fazer parte desta equipe” lembra Marta.

QUANDO PROCURAR A UPA 24H?

A unidade presta serviços de urgência e emergência de portas abertas 24 horas, ou seja, qualquer pessoa que precisar de atendimento pode procurar o local. Os casos indicados para atendimento na UPA são:

Sintomas de infarto / dores no peito

Acidentes de trânsito ou trabalho

Desmaios / sintomas de AVC (derrame)

Fraturas, entorse ou luxação

Crise hipertensiva

Diabetes descompensada

Hemorragias

Cortes / suturas

Crise da asma / falta de ar

Picadas de animais peçonhentos

Choque elétrico

Dor súbita / aguda

Febres altas

Alergias súbitas

Queimaduras

Perda de consciência

Convulsão

Engasgos

Intoxicações

Tentativa de suicídio

Agressões físicas diversas

ESTRUTURA

A UPA 24h é administrada pela Sefas através de um convênio com a prefeitura. Ela funciona em um prédio anexo ao Hospital Casa de Saúde desde a sua inauguração.

São 12 leitos de observação adulto, quatro pediátricos, dois de isolamento e quatro leitos para emergência.

Desde junho de 2018, a UPA também oferece um plantão 24h para casos de urgência e emergência odontológicas.

A equipe conta com mais de 100 profissionais, além de médicos plantonistas – são sete por turno, quatro clínicos, dois pediátricos e um odontológico.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo