AssembleiaJornalismoTrabalho

ASSEMBLEIA. Valdeci propõe e 70 anos do Sindicato dos jornalistas recebem “Grande Expediente Especial”

Valdeci relembrou trajetória do sindicato…

Foi hoje à tarde, no parlamento gaúcho. E levou ao Legislativo muitos atuais e dirigentes do sindicato da categoria – que luta para restabelecer o diploma de curso superior para o exercício da profissão. Os detalhes do evento chegam através da assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira (PT). A seguir:

“Luta pelo diploma de jornalista pauta Grande Expediente na Assembleia

A Assembleia Legislativa realizou o Grande Expediente especial em homenagem aos 70 anos do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul (Sindijors), nesta terça (18). A proposta do deputado Valdeci Oliveira (PT), além de resgatar a trajetória e a história da categoria, homenageou também os ex-presidentes do Sindicato.

Oito ex-presidentes, entre eles a titular da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) do Governo do Estado, Vera Spolidoro, mais o atual presidente do Sindicato, José Maria Nunes, receberam medalhas e o diploma da 53ª Legislatura do Parlamento das mãos de Valdeci e do presidente da casa, Alexandre Postal.

Ao relembrar a trajetória do sindicato, o deputado comentou que em 1969, o então presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Lucídio Castelo Branco, ex-presidente do Sindijors e participante da homenagem, assinou o decreto que regulamenta a profissão de jornalista no país. Valdeci também destacou o apoio para a aprovação dos conselhos de comunicação e pela criação dos protocolos de saúde e segurança para categoria dos jornalistas, que está em discussão junto à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. “Os países desenvolvidos discutem sem constrangimento a comunicação, como discutem saúde, educação, infraestrutura, cultura, entre outros temas. Penso que o nosso país, como nação que cada vez mais ganha espaço no mundo por seu fortalecimento econômico e social, está maduro para também fazer o mesmo”, comenta.

O proponente do Grande Expediente salientou a importância da luta da categoria e do apoio do Parlamento para a exigência do diploma de jornalismo no exercício da profissão. “Na condição de parlamentar desta Casa, de quem está há quase 30 anos na vida pública e como lutador sindical e social, quero pedir a atenção e o apoio dos meus colegas para que se agreguem nesta mobilização e que reivindicam também publicamente apoio à causa do diploma de jornalismo. Não é desqualificando os requisitos para atuação na imprensa e na comunicação que vamos melhorar nossa sociedade e o nosso país”, disse.

Manifestaram-se no período dos apartes os deputados Adolfo Brito (PP), Raul Carrion (PCdoB), Márcio Biolchi (PMDB), Heitor Schuch (PSB), Lucas Redecker (PSDB), Adão Villaverde (PT), Cassiá Carpes (PTB) e Gilmar Sossela (PDT).”

…que também mereceu, além do grande expediente especial, também medalhas a sindicalistas

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo