Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Arquivo

Duas visões – diferentes – sobre a manifestação Pró-Lula, em Brasília

Sempre há duas (ou mais) visões diferentes sobre um mesmo fato. Não necessariamente equivocadas, mas sempre é bom ter mais de uma fonte. Pelo menos, é o que penso. E tento, na medida do possível, praticar.
      Veja-se a manifestação “dos movimentos sociais”, que aconteceu esta tarde, em Brasília. Antes de mais nada, é bom que se diga que o número (e a importância) do fato em si é eloqüente. Não estou aqui a desqualificá-lo. Acho mais: que o resultado foi positivo para Lula. Pelo menos por enquanto. Em todo caso, julgue você mesmo.
      O primeiro texto (adotado pela maioria dos veículos de comunicação, em suas versões on line) é da Agência Brasil, do Governo Federal. O segundo, do site www.noblat.com.br, editado pelo jornalista independente Ricardo Noblat. Leia, e tire sua própria conclusão:
     
      PM estima que mais de 10 mil pessoas participam de ato em frente ao Congresso Nacional
      12:09
      Juliana Andrade
      Repórter da Agência Brasil
      Brasília – A Polícia Militar do Distrito Federal calcula que mais de 10 mil pessoas que participam do ato promovido pela Coordenação de Movimentos Sociais já tomaram conta do gramada em frente ao Congresso Nacional. A estimativa dos organizadores do movimento, porém, é de que o número de participantes chegue a 40 mil.
      A PM reforçou o policiamento na área, inclusive com a polícia montada. Por causa do forte calor que faz em Brasília, os manifestantes se refrescam no espelho d’água do Congresso.
      Segundo o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Gustavo Petta, a mobilização é uma prova de que os estudantes não estão apáticos diante da crise política no país. Para ele, além de punir os políticos corruptos, é preciso atacar “a raiz do problema”, que é o financiamento de campanhas políticas.
      Petta afirmou que é um equívoco pensar que o financiamento público vai tirar dinheiro do cidadão para cobrir gastos de políticos. “Em vista do que se perde de dinheiro com o financiamento privado de campanha, seria cafezinho bancar o financiamento público”. Segundo ele, os políticos, quando assumem os mandatos, não correspondem aos anseios dos eleitores porque estão atendendo interesses de quem os financiou.

     
      A respeito da manifestação na Esplanada 16/08/2005 – 14:24
     
      Alguns sites de notícias registram que compareceram 10 mil pessoas à manifestação promovida pela UNE, MST e CUT na Esplanada dos Ministérios (Folha Online, Globo Online, Agência Estado, Último Segundo que publica matérias da Agência Estado). Atribuem o cálculo “à Polícia Militar” do Distrito Federal.
      O Terra fala em 5 mil. A TV Globo falou em 6 mil. O SBT em 20 mil. Este blog falou em 5 mil. Fonte deste blog: o Coronel Serra, que está à frente da Central do Comando Móvel 1 da Polícia Militar do Distrito Federal. A Central está estacionada ao lado do Teatro Nacional.
      Enviada por: Ricardo Noblat

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo