Arquivo

“Pela boca”. Alimentos puxam para cima a inflação em Santa Maria. Em 7 meses, aumento de 10%

Foi divulgado ontem mais um boletim do Índice do Custo de Vida em Santa Maria, apurado pelo Núcleo Econômico de Pesquisa e Extensão (NEPE), do curso de Economia da Unifra. Em julho, como divulguei ainda na tarde desta quarta-feira, os preços subiram 0,47%. No acumulado do ano, a inflação santa-mariense alcança 4,85%. E computados os últimos 12 meses, o índice alcança 7,72%.

 

O preço dos alimentos é, cada vez mais, o grande vilão da inflação da boca do monte. O índice medido pelo NEPE, coordenado pelo professor José Maria Pereira, pesquisa preços de cerca de mil bens e serviços. E está “na boca” o grande responsável pela elevação observada.

Em julho, por exemplo, os itens de alimentação, que têm um peso de 25,12% no custo total, se elevaram 0,99%. E, sozinhos, contribuíram com 0,28% do 0,47% final. Portanto, mais da metade da inflação do mês se deveu aos produtos alimentares.

 

Se considerados os sete primeiros meses do ano, a importância desse grupo (dos oito que compõem o ICV/SM) se amplia: o aumento verificado chega a 10,09%. Para se ter uma idéia do quanto isso significa, o segundo grupo que apresentou a maior elevação de preços até aqui, em 2008, é o de despesas pessoais: 7,62%. Detalhe: os bens e serviços incluídos nesse grupo representam apenas 5,7% do total do índice.

 

De acordo com a análise dos integrantes do NEPE, há uma óbvia tendência de que a inflação de 2008 seja superior à de 2007 – mesmo com a retração havida em julho, se comparados os meses anteriores deste ano.

 

Vale a pena conferir todo o Boletim produzido pelo Núcleo. Ali você encontra desde explicações detalhadas sobre os vários itens pesquisados, sua influência sobre a inflação do mês, acumulada em 2007 ou anualizada, além de artigos de conjuntura. Para ter contato direto, basta clicar aqui.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo