Arquivo

Fechamento aos domingos.Carta de diretor da Rede Vivo expõe fratura nas relações entre súpers

Que o fechamento dos supermercados aos domingos, determinado por um acordo entre os sindicatos das empresas e dos funcionários, é um retrocesso incomparável não há mais qualquer dúvida. Exceto, claro, para os retrógrados da diretoria do Sindigêneros (que imaginavam, creio, ter lucro para suas próprias empresas, supostamente menores) e do Sindicato dos Comerciários – que, definitivamente, pararam no tempo.

 

Dito isto, creio ter sido muito importante a carta publicada neste final de semana, no Diário de Santa Maria, por Jairo Libraga, diretor da Rede Vivo, talvez a maior entre as médias organizações supermercadistas da cidade. E que, isso ainda não está muito claro, não teria votado na decisão que fechou o acordo que tranca as portas dos súpers aos domingos até junho, pelo menos. De todo modo, por ação ou omissão, acabou concordando com ela.

 

E agora? Bem, espera-se que, mais que escrever carta a jornal, Libraga compareça à assembléia de seu sindicato e ajude a acabar com essa estúpida medida, não renovando o acordo assinado com o sindicato dos trabalhadores. Que a fratura que ele expôs publicamente se consolide. Em benefício da comunidade e, embora eles não sejam devidamente esclarecidos por suas lideranças, dos próprios súpers e dos funcionários.

 

Agora, se não leu ainda, acompanhe a carta publicada no Diário de Santa Maria:

 

“Mercados aos domingos

 

Há algum tempo, Santa Maria convive com o fechamento dos supermercados aos domingos, uma situação anacrônica que traz prejuízos às empresas, aos trabalhadores e, sobretudo, aos consumidores e à cidade. Para as empresas, fechar aos domingos significa reduzir o faturamento, com diminuição dos investimentos e da oferta de postos de trabalho (ou mesmo o seu simples corte). Para os trabalhadores, já atingidos pela redução de vagas, lojas fechadas equivalem à perda de horas extras e de outros benefícios. Para a cidade, o prejuízo é imenso, pois sua imagem de progressista e seu papel como polo regional de compras e de serviços saem fortemente arranhados, sem falar na evidente perda da arrecadação de impostos.

Quem mais perde, porém, são os consumidores. Vivemos na era da liberdade, em que as pessoas têm cada vez mais opções para exercer seus direitos, inclusive o de consumir. Fechar os supermercados aos domingos atinge esse direito. Se…”

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo