CulturaDestaque

FEIRA DO LIVRO. “Trenzinho da Leitura” estaciona até este sábado, dia 14, na Praça Saldanha Marinho

Um do símbolos do evento apresenta atrações especialmente para as crianças

Atividade na Praça Saldanha Marinho leva atrações literárias por um dos símbolos da 49ª edição (Foto Alex Caceres/Prefeitura)

Por Rodrigo Ricordi / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Desde esta terça-feira (10), quem passar pela Feira do Livro terá mais uma atração diferenciada. Além dos livreiros e intervenções artísticas, o Trenzinho da Leitura recebe o público com muitos contos de histórias, comandados pela Companhia Armazém.

A atividade vai ficar até este sábado (14) na Feira do Livro, na Praça Saldanha Marinho, das 14h às 17h (nos dias de semana), e das 11h às 13h e das 15h às 17h (aos sábados). A ação faz parte do projeto “Um Trem de Histórias”, financiado pela Lei de incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC-SM). 

Segundo a secretária de Cultura, Rose Carneiro, a atividade não vai circular pelas ruas. O passeio do trenzinho previsto para o período da Feira do Livro foi cancelado por motivos técnicos. A dinâmica é que os personagens comandados pelo Vô Venâncio, interpretado pelo ator Ricardo Paim, vão interagir com os passageiros do trem contando histórias e cantando músicas. Também será oferecida a oportunidade de o público ler trechos de livros. 

“O passeio será por meio dos livros e dos contadores de histórias, que vão poder levar a criançada por muitos lugares. É uma atividade que faz parte de um projeto muito legal que é o “Um Trem de Histórias” e, com certeza, vai encantar a todos que participarem das atividades”, afirma a secretária.

Fabiana Rigue, professora de matemática do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, resolveu, juntamente com outras professoras, trocar a sala de aula pela Praça Saldanha Marinho. Ela levou alunos do 7º ano do Ensino Fundamental para que eles pudessem interagir com a cultura de uma forma mais livre e lúdica.

“Não tinha trazido os alunos ainda esse ano, depois da pandemia. Acho ótimo essa integração. Cultura é aprendizado. Eles podem interagir entre eles de uma forma diferente, ainda mais fora da sala. E a Feira do Livro é uma oportunidade dessa integração”, comentou a professora. 

A programação completa da 49ª edição da Feira do Livro de Santa Maria pode ser conferida AQUI

A Feira do Livro de Santa Maria é realizada pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; Câmara do Livro; CESMA; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Franciscana UFN e Universidade Federal de Santa Maria UFSM. A produção cultural é de Denise Copetti. Incentivo Cultural por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria: UNIMED, Clínica Viver, Eny Calçados e Rede Vivo Supermercados. Apoio da Gráfica e Editora Pallotti. Patrocínio: CORSAN – Evoluir nos define. Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo