BrasilDestaque

POLÍTICA. Partidos de Lula e Bolsonaro tem 7 dos 10 parlamentares mais influentes nas redes sociais

Veja a relação inteira, que conta ainda com nomes de PC do B, PSB e Rede

Dos 10 mais influenciadores entre os congressistas, só três não são do PL e do PT, partidos hegemônicos (foto Reprodução)

Reproduzido do portal Metrópoles / Texto assinado por Guilherme Amado e Lucas Marquesini

Parlamentares do PT e do PL dominam o ranking de deputados e senadores com mais influência nas redes sociais elaborado pelo site Núcleo Jornalismo e o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD).

Para fazer o ranking, o Núcleo e o IBPAD mediram três variáveis: articulação, popularidade e autoridade. A articulação calcula a capacidade de difusão de conteúdos em nichos diferentes. A popularidade é determinada pela quantidade de seguidores. Já a autoridade avalia se os perfis são referência em relação à divulgação dos conteúdos sobre política.

Dos 10 primeiros colocados, quatro são do PT e três do PL. Pelo partido de Lula, estão os deputados Alexandre Padilha, Gleisi Hoffmann e José Guimarães e o senador Humberto Costa. No PL, estão os deputados Bia Kicis, Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro.

Completam a lista Jandira Feghali, do PCdoB do RJ, Marcelo Freixo, do PSB do RJ, e Randolfe Rodrigues, da Rede do AP.

Na esquerda, avaliou o levantamento, “o PT domina as interações […] ao interagir com publicações e perfis não necessariamente ligados ao partido, mas que se mostram articuladores entre grupos na rede”.

Já na direita, “a família Bolsonaro apresenta centralidade nas discussões tratadas”. “Os filhos do atual presidente da República e membros da base governista alimentam pautas da extrema direita brasileira no Twitter e ocupam posições de destaque nos rankings de popularidade e articulação deste agrupamento”, prosseguiu o estudo.

O levantamento também identificou um grupo intermediário entre os outros dois. Nele, “a presença de membros da oposição ao governo é predominante”. “Figuras relevantes, como Renan Calheiros e Randolfe Rodrigues, aproximam-se mais de opositores da esquerda, como Marcelo Freixo e Jandira Feghali, e se destacam em detrimento dos políticos da base governista.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo