DestaqueSaúde

SAÚDE. Prefeitura de Santa Maria retoma encontros presenciais de gestantes nas unidades de saúde

Encontros de gestantes ficaram sem ser realizados devido à pandemia

ESF São José celebrou o Dia das Mães na sexta-feira (6). Foto Alex Caceres / Prefeitura

Por Manuela Vasconcellos / Prefeitura de Santa Maria

Uma das atividades mais tradicionais das unidades de saúde de Santa Maria voltadas para as mulheres que aguardam a chegada de seus filhos é retomada aos poucos. Os encontros de gestantes ficaram sem ser realizados no começo da pandemia e, agora, com o avanço da vacinação contra a Covid-19, os grupos retornam às atividades. Na tarde de sexta-feira (6), houve reunião na ESF São José. 

Na unidade, localizada no bairro de mesmo nome, foram abordados temas como a gestação, o pós-parto, o nascimento e a amamentação. Em uma roda de conversa, foram abordadas dúvidas e vivências, além de celebrado o Dia das Mães, que é neste domingo (8). A atividade teve como parceria os acadêmicos da Universidade Franciscana (UFN), e contou com servidores que atuam na unidade e com a secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig.

Outros locais já estão recebendo os grupos de mães, e outros, recomeçando as atividades com o objetivo de garantir saúde para todos. Às terças-feiras, às 10h, as gestantes se reúnem no Centro Social Urbano Maria Ribas De Nardin. No próximo dia 14, as usuárias da UBS Waldir Mozzaquatro começarão o encontro, bem como no próximo dia 27, o grupo da UBS Alto da Boa Vista. Outras duas unidades – Urlândia e Floriano Rocha – realizam encontros mensais com as gestantes.

Serviços para mães

Em Santa Maria, todas as unidades de saúde realizam consultas de pré-natal de baixo risco e pós-parto. Os atendimentos são feitos por médicos e enfermeiros. Os encaminhamentos para pré-natal de alto risco, para a Casa de Saúde e para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), só são realizados diante de patologias específicas e alterações mediante protocolos já estabelecidos. As gestantes encaminhadas para esses locais permanecem também fazendo pré-natal na unidade de saúde.

As unidades também realizam coletas de citopatológico de colo uterino e solicitação de mamografia. As coletas são centralizadas nos enfermeiros, pois se trata de procedimento básico. Demais exames somente são solicitados após avaliação dos exames básicos, conforme necessidade ou alterações.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo