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SAÚDE. Prefeitura retoma neste sábado, dia 28, o ‘Sorria Santa Maria’, para atendimento odontológico

Ao todo, serão atendidos 50 pacientes, entre novos e os de acompanhamento

Ao todo, 50 pacientes, entre novos e aqueles em acompanhamento, serão atendidos neste sábado, no CEO (Foto Arquivo/Prefeitura)

Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Depois de aproximadamente dois anos sem ações deste tipo devido à pandemia de Covid-19, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, retoma o projeto Sorria Santa Maria neste sábado (28), das 8h às 13h, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) (Avenida Borges de Medeiros, 804 – Bairro Nossa Senhora de Fátima). Estão agendados cerca de 50 pacientes, entre retornos e novos usuários. 

O atendimento será realizado por servidores do Município e voluntários, com participação da Residência Multiprofissional da UFSM, alunos da graduação da Odontologia da Universidade Franciscana (UFN) e de alunos da pós-graduação da Odontologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Quem quiser ser atendido no Projeto Sorria Santa Maria pode deixar o nome na lista de espera, no sábado. 

O Sorria Santa Maria tem como objetivo principal ampliar o acesso da população santa-mariense a serviços odontológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As duas últimas ações foram realizadas em 2020, antes de serem iniciados os protocolos de saúde e segurança por causa da Covid-19.

Na iniciativa é priorizado o agendamento de usuários que vivem em regiões da cidade onde não há cobertura de saúde bucal, além de usuárias gestantes, possibilitando a realização do pré-natal odontológico, e de pessoas que não podem faltar ao trabalho durante a semana. Assim, este grupo de pacientes tem a possibilidade de realizar ações de promoção, prevenção e tratamento da saúde bucal aos sábados. Ainda, com a finalidade de suscitar a educação em saúde para os usuários que são atendidos no Projeto, também são realizadas atividades de sala de espera.

Desde que foi implementado, o Sorria registra quase duas mil consultas, em que foram executados mais de 5.750 procedimentos. A maioria dos atendimentos foi de preventivos, com oferta de manter a saúde oral da população que procura atendimento no Projeto. Todos os casos são acompanhados de maneira longitudinal, buscando sempre encerrar o tratamento de todos os usuários e mantendo-os, posteriormente em uma agenda de acompanhamento e manutenção.

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