Por Rodrigo Ricordi / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, no sábado (30), o Dia D de Vacinação em Santa Maria. A população foi atendida em 25 locais do Município. Equipes receberam crianças, trabalhadores da saúde e idosos, que receberam, principalmente, doses contra a gripe (Influenza) e sarampo. Ao todo, foram aplicadas 8.659 doses em oito horas de ação. Nesta segunda-feira (2), a vacinação segue para outros grupos prioritários (saiba mais abaixo).
O secretário de Saúde, Guilherme Ribas, avalia como positiva a ação do Dia D de Vacinação e agradece a atuação da equipe, que foi muito efetiva devido à procura pela vacina nos pontos de aplicação.
“Foi muito satisfatório porque as unidades conseguiram dar esse acesso tão importante à população. Por envolver crianças e idosos, os dois grupos tiveram grande adesão. Com 25 pontos, foram quase 9 mil doses. Ainda, conseguimos aplicar quase mil vacinas de rotina, pois sabemos que é difícil esse acesso por causa dos horários e das ações de vacina contra a Covid. Por isso, foi um dia estratégico que facilitou o acesso da população. Vamos passar a fazer ações em territórios específicos e continuar com as vacinações de outras doenças. Enquanto houver doses e não atingirmos o objetivo de 90% dos grupos prioritários vacinados, seguiremos com as doses disponíveis nos postos para a população”, afirma o secretário.
Entre as ações, o secretário Guilherme Ribas destaca a busca de vacinas na UBS Kennedy, que teve a aplicação de mais de 800 doses, e na Policlínica José Erasmo Crossetti, que é sempre o local de mais procura. Nesta segunda-feira (2), três unidades que não abriram no Dia D receberão a população para a vacina contra a gripe e o sarampo: ESF São João, ESF São José e UBS Floriano Rocha (Bairro Juscelino Kubitschek), das 13h30min às 16h.
Demais grupos iniciam vacinação na segunda-feira (2 de maio)
A partir desta segunda-feira (2), será iniciada a vacinação para os demais grupos prioritários. A definição pelo Ministério da Saúde leva em conta o risco que as pessoas têm de desenvolverem formas graves da doença se infectadas ou a maior exposição ao vírus que possuam.
São eles: gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.
Dia D de Vacinação
Gripe (Influenza)
Crianças: 2684 doses
Trabalhadores da Saúde: 308 doses
Idosos: 1738 idosos
Sarampo
Crianças: 2523 doses
T. Saúde: 422 doses
Vacinas de rotina: 984 doses
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.