Artigos

A esperança realmente venceu o medo? – por Giuseppe Riesgo

O ex-presidente Lula e sua política e o seu jeito são o tema para o articulista

Lula voltou à cena. Aliás, em sua última passagem, em 2018, também em ano eleitoral, tivemos a “honra” de tê-lo em Santa Maria visitando a nossa UFSM. Como em outrora, ele reapareceu a portas fechadas, para diversos encontros partidários e “atos públicos” com a militância petista e seus asseclas. Por algum motivo, aquele considerado como o maior líder político do país e primeiro lugar nas pesquisas de intenção de votos, não pode tomar um café no mercado público ou mesmo andar pela esquina democrática no centro de Porto Alegre.

A grande verdade é que o governo Lula (assim como sua popularidade) só se sustenta pela sua excelente narrativa. A bem da verdade, Lula não pegou o país inteiramente arrumado. Lá em 2002, precisou enfrentar uma alta dívida externa, inflação galopante e um volumoso desemprego. Para isso – e aqui reside seu maior acerto -, usou e abusou da boa e velha ortodoxia econômica para arrumar a casa. Traindo os mesmos movimentos que hoje (novamente) o apoiam: reformou parcialmente a previdência, fez superávit primário recorde, valorizou o Real e pagou boa parte da dívida externa. Em síntese: agiu com austeridade enquanto discursava com populismo. Um mestre político da ilusão.

O problema veio depois. O segundo Governo Lula mandou às favas a responsabilidade fiscal e nos legou a nova matriz econômica que, implementada no Governo Dilma, quebrou o país. Ah, sim, eu não me esqueci: teve a corrupção. Um rastro de sujeira nos Correios, na Petrobras e em diversas instituições políticas do Estado brasileiro. Um aparelhamento até então nunca visto, que culminou no mensalão, no petrolão e na condenação, em duas instâncias, de Lula.

E agora, Lula quer voltar. Com o mesmo discurso populista, mas revelando sua face heterodoxa e irresponsável na política econômica, Lula quer voltar. A política vive de ciclos. Na América Latina, infelizmente, estes mesmos ciclos tendem a reproduzir uma alternância no poder entre populistas e é esta realidade insofismável que precisamos mudar.

O fato de um corrupto contumaz ainda liderar as pesquisas, diz muito sobre o quanto o seu discurso ainda seduz uma parcela significativa do eleitorado brasileiro. Está na hora de rompermos com essa lógica perversa que escraviza a nossa população na busca por um salvador da pátria, a cada quatro anos, em cada eleição presidencial. O Lula de hoje, infelizmente, antecede o populista de amanhã. Convenhamos, o povo brasileiro merece bem mais que isso.     

(*) Giuseppe Riesgo é deputado estadual e cumpre seu primeiro mandato pelo partido Novo. Ele escreve no Site todas as quintas-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. Assunto periferico. Venezuela está na m. Argentina está na m. Presidente correntino quis fazer um encontro paralelo a Cupula das Americas. Boicotar os ianques. Um dos primeiros a negar presença foi o presidente mexicano. Gorou o boicote. Resumo da ópera: Brasil não consegue resolver seus problemas (não tem mais jeito, vamos combinar), mas o discurso ‘precisamos ajudar nossos irmãos venezuelanos e argentinso por dever de solidariedade’ já está na gaveta. Cada um por si e o chifrudo por todos. Quem puder emigrar que pique a mula.

  2. Inflação em 2002 foi de 12,5%. Divida externa tem narrativa também, divida bruta do Estado brasileiro passa de 90% do PIB hoje. E Dilma, a humilde e capaz, alem de quebrar o pais deixou um saldo de mais de 11 milhões de desempregados. Parte da narrativ é ignorar a humilde e capaz como se nada tivessem com isto. O racional seria votar em Simone Tebet, mas a eleição dela não vai acontecer, não está no horizonte. O ‘pôvú’ brasileiro merece tudo o que acontecer com ele, colhe-se o que é plantado.

  3. Uma das ultimas piadas do periodo pre-eleitoral. Ressuscitaram ‘1984’ de Orwell. PT recruta ‘Agentes da Verdade’ para atuar nas eleições (enquanto Xandão instala um ‘tribunal da verdade’). Acuse os outros do que voce faz, chame os adversários do que voce é. Prefeito de Nova Santa Rita outro dia estava na RDC. Na epoca do Molusco com L., o honesto, corriam rios de leite e mel. Cavalão estragou com tudo, mas o ‘salvador’ voltara e com ele os tempos de abundancia.

  4. Antes de mais nada. Petroleo da Venezuela é extra-pesado e tem alto teor de enxofre. Não pode ser refinado em qualquer lugar. Como todos, o povo venezuelano colhe o que plantou. Grippen da FAB foi anunciado em 2013. Em 2015 foi ativado um esquadrão com Super-Tucanos na Florida. Foram fabricados na Florida (uma parceria da Embraer) e os avionicos eram Elbit (o avião é da decada de 80). Objetivo era equipar a Força Aerea Afegã. Uma coisa porém é certa, existe gente hecatombicamente burra. Sete dias por semana, 24 horas por dia.

  5. Como sempre quem não gosta do Melhor presidente que este país já teve usa de falácias. Das fabricadas (como ap 470 em que se usou figuras ilegais que a grosso modo, foram aplicadas na famigerada Lava a Jato), até a repetição de mentiras, como a condenação em duas instâncias totalmente descartadas pela mesma justiça que ajudou nesse affair. País quebrado? Assim como Petrobrás quebrada? Atualize-se deputado. Agora estamos quebrados como país – com sua ajuda, diga-se de passagem e a Petrobrás deixou de ser uma empresa que poderia ajudar a sair desse buraco já que vai só engordar o dinheiro que realmente manda no mundo. Mas não se desespere o rolo compressor chamado Luiz Inácio Lula da Silva vai sim colocar tudo em seu devido lugar. Mas pra quem acha que está tudo bem com esse governo falido, a sua fala que transpira ódio, contrapondo a Lula paz e amor está bem colocada. Adendo: agora está bem este país: 13º economicamente, quando já tínhamos alcançado a 6ª posição com um país quebrado. Hahaha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo