Arquivo

Coluna Observatório. “A quem interessa fechar os súpers?!”

Súpers fechados aos

domingos: além de

anacrônico, um absurdo

 

Para que o leitor não tenha qualquer dúvida e possa ter claro o que se escreverá a seguir: esta coluna é, mais do que inteiramente favorável, absolutamente engajada na idéia de que os supermercados (dos maiores aos menores, passando pelos médios) precisam abrir a qualquer dia da semana, desde que existam consumidores.

 

E, como eles estão aí, seja em Santa Maria ou na região, manter as lojas fechadas aos domingos é, mais que anacronismo ou retrocesso, um absurdo econômico. O acordo que levou vários dos súpers, especialmente os maiores, a fechar as portas nesse dia, prejudica o cliente em particular – que não pode comprar – e a comunidade de uma forma geral, que perde no recolhimento de tributos que serão depois redistribuídos na forma de benefícios sociais os mais diversos.

 

A situação colocada desta forma e que, creia, espelha a realidade, provoca duas perguntas inevitáveis: se é assim, então por que os supermercados fecham? E outra: a quem interessa esse feriado dominical?

 

Com certeza, não é aos trabalhadores, que correm o risco de, no curto ou médio prazo, perder o emprego. Isso, claro, tirando o sentimento de coitadismo explícito da liderança sindical, que levou o colunista às lágrimas ao dizer que todos têm direito ao domingo de folga – inclusive, esqueceu-se de acrescentar, jornalistas, padeiros, médicos, enfermeiros, policiais e outras categorias de trabalhadores que, como se sabe, não conhecem a expressão “escala de trabalho”.

 

Se aos que querem trabalhar no dia prioritário para a missa (antigamente era assim, ao menos) interessa manter o emprego e ainda ganhar mais por isso (não é? Chama o Ministério do Trabalho, então), a quem então está se prestando essa idéia anacrônica, retrógrada e absurda?

 

A resposta a essa pergunta talvez seja o caminho para que se resolva o problema.

 

 

 

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo