DestaqueSanta Maria

CIDADE. Prefeitura apresenta o Distrito Criativo Centro-Gare em painel do Congresso de Municípios

Evento em Restinga Sêca teve também Fórum de Dirigentes de Cultura do RS

Projeto foi apresentado nesta quarta-feira no encontro da Famurs, pelo vice-prefeito Rodrigo Decimo (Foto Alex Caceres/Prefeitura)

Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

O projeto do Distrito Criativo Centro-Gare foi destaque estadual do 27º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura, organizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), entidade que representa os 497 municípios gaúchos. O evento ocorreu junto ao 40º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, no Hotel Recanto Business Center, em Restinga Seca.

O vice-prefeito Rodrigo Decimo foi o responsável por apresentar a iniciativa para os representantes das demais cidades. Santa Maria fez parte do painel intitulado “Territórios Criativos nos Municípios Gaúchos”, que também contou com a participação do secretário de cultura de Nova Hamburgo, Ralfe Cardoso, e do secretário de Cultura de Gramado, Ricardo Reginato. Na manhã desta quarta-feira (22), eles explicaram quais ações têm sido feitas para fomentar a economia criativa, isto é, para incentivar a geração de renda a partir de atividades sustentáveis que tenham como base os talentos humanos, principalmente a arte, a educação, a tecnologia e o entretenimento. 

Na fala, Decimo explicou cada etapa do Distrito Criativo Centro-Gare, passando pela concepção, pelo levantamento dos desafios a serem enfrentados, o lançamento oficial e as reuniões para a definição das ações de curto prazo. Mais uma vez, o vice-prefeito ressaltou que o maior desafio a ser vencido é criar atrativos para que a população ocupe os espaços históricos de forma permanente. Segundo ele, a iniciativa vai “muito além da revitalização dos prédios”.
“Foi uma grande honra para nós nos relacionarmos com cidades que também trabalham a economia criativa. Queremos exatamente isso: fortalecer a divulgação do Distrito Criativo Centro-Gare como um espaço de convívio para a população. Ainda, foi um momento muito proveitoso para a troca de experiências e informações que possam aprimorar nossas ações”, afirmou Decimo. 

Assim como Santa Maria, as cidades de Nova Hamburgo e Gramado também têm trabalhado o desenvolvimento econômico a partir da ocupação de locais históricos com atividades culturais. A cidade da Serra, por exemplo, avança com o território criativo Vila Joaquina, com concepção semelhante ao Distrito Criativo Centro-Gare. 

De acordo com o coordenador de cultura da Famurs, o jornalista Vinicius Brito, a intenção do tradicional fórum é qualificar os gestores públicos a partir de cases de experiências bem-sucedidas. Ele elogiou a apresentação do vice-prefeito de Santa Maria. 

“Temos cada vez mais buscado essa perspectiva da economia criativa. É um conceito que queremos aprender bem. É muito significativo que um vice-prefeito esteja alinhado e empoderado com essa pauta”, comentou Brito…” 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo