DestaqueEsporte

CIDADE. Simpósio Gaúcho de Trilhas de Longo Curso é finalizado com visita ao Parque Natural dos Morros

Evento foi organizado por grupo de voluntários do Caminho das Araucárias

Participantes do evento fizeram trilhas no Parque Natural Municipal do Morros e aprenderam sobre o trabalho de conservação ambiental do local. Foto João Alves / Prefeitura

Por Joyce Noronha / Prefeitura de Santa Maria

Após três dias de palestras, rodas de conversas e trocas de experiências, encerrou-se neste domingo (19) o 1º Simpósio Gaúcho de Trilhas de Longo Curso, que ocorreu no Itaimbé Palace Hotel. Com apoio da Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a última atração do evento foi uma visita técnica, na tarde deste domingo, ao Parque Natural Municipal dos Morros (PNMM), no Bairro Campestre Menino Deus.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Guilherme da Rocha, a atividade no PNMM foi uma oficina de conhecimento do local, para que as pessoas que participaram do Simpósio vissem pessoalmente a área de conservação ambiental, assim como o funcionamento. Além disso, ele também avaliou a primeira edição do Simpósio como muito positiva.

“Trouxemos as pessoas para conhecer a realidade do Parque dos Morros, de como está o andamento de implementação da sede e do trabalho de conservação que é feito aqui. Durante as palestras foi falado sobre o Parque, mas nada melhor do que trazer as pessoas aqui, para verem com os próprios olhos. E o Simpósio como um todo foi ótimo, acima da minha expectativa. As atividades, os convidados, tudo em um nível técnico de experiência incrível. Nos trouxe muito conhecimento e já estamos ansiosos pela próxima edição”, comenta Rocha.

Além de representantes de todos os caminhos ecológicos do Rio Grande do Sul, também estiveram presentes o fundador da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, Pedro Menezes, e o atual presidente da Rede, Hugo Castro. Entre os três dias de evento, cerca de 300 pessoas participaram das atividades.

Com apoio da Prefeitura de Santa Maria, o simpósio foi organizado por um grupo multidisciplinar de voluntários do Caminho das Araucárias, Caminho do Corredor Ecológico da Quarta Colônia, Caminho dos Morros de Porto Alegre e Trilha Cassino a Barra do Chuí, Grupo Bandeirantes da Serra e do Ministério do Turismo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo