Por Rafael Favero / Prefeitura de Santa Maria
A Prefeitura de Santa Maria retomou as tradicionais festas tradicionais em 2022. Neste fim de semana, foi a vez de Arroio do Só mostrar a produção local e movimentar a comunidade com feiras, gastronomia e bailes. A Festa do Porongo e Porco Assado teve a sua terceira edição e ocorreu junto à Igreja São João Batista e nas dependências do CTG Victório Mário, onde o almoço reuniu cerca de 500 pessoas neste domingo (5).
Ao lado de outras autoridades, o prefeito Jorge Pozzobom participou da cerimônia de abertura na tarde de sábado (4), no Centro Comunitário São João Batista. O momento solene contou com apresentações de dança de crianças da Fundação Ângelo Bozzetto, de Faxinal do Soturno. Entre as músicas, as meninas dançaram a clássica Tarantella, do folclore italiano. Além disso, o quinteto da Orquestra Jovem do Recanto Maestro executou uma sequência de canções instrumentais.
“Estamos aqui graças à vacina, que permitiu essa retomada. Como é bom ver a riqueza de Arroio do Só, um dos primeiros distritos a receber ações de vacinação contra o coronavírus. Quando temos uma festa, precisamos celebrar as coisas boas que têm no Interior. Temos que valorizar o que os nossos moradores sabem fazer”, afirmou o prefeito.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural apoiou a realização da festa. A pasta colocou os gazebos para cobertura das bancas de artesanato, o sistema de som, a cobertura da praça de alimentação e os banheiros químicos.
“A Prefeitura investiu nessa estrutura que possibilita a comunidade fazer a festa. Ficamos muito felizes em poder auxiliar na realização dessas festas. Certamente, vamos melhorar a estrutura e continuar investindo nas festas nos próximos anos”, comentou, também durante a cerimônia de abertura, o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto.
As festas do Interior servem para dar vida à economia dos distritos, gerar renda e divulgar o que é produzido pelos moradores. Conforme informações da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Arroio do Só é a considerada a microrregião que mais produz porongos (utilizados na produção de cuias de chimarrão) na América do Sul e, também, tem tradição na criação de suínos.
O vice-prefeito Rodrigo Decimo, o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, e a secretária de Cultura, Rose Carneiro, também prestigiaram o evento.
Antes de Arroio do Só, o primeiro distrito a ter uma festa apoiada pela Prefeitura depois da pandemia foi Boca do Monte, com a Festa do Peixe, Pão e Vinho, celebrada em março.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.