ELEIÇÕES 2022. Em reunião com empresários de SM, Jobim defende um Estado com menos amarras
Pré-candidato do Novo ao Palácio Piratini teve encontro com lideranças locais
Por Marcelo Martins / Da Assessoria de Imprensa do Novo
Durante encontro com representantes dos principais setores produtivos de Santa Maria, o pré-candidato ao governo do Estado Ricardo Jobim foi sabatinado pelo empresariado do maior município da Região Central. Durante cerca de 2 horas, o advogado, que é o nome do Novo para concorrer ao Piratini, falou sobre a necessidade de o Executivo gaúcho ser mais ágil e eficiente. Jobim, que também é empresário, partilhou dos mesmos dramas e dificuldades por quem empreende e gera emprego e renda no Rio Grande do Sul.
Ao lado do deputado estadual santa-mariense Giuseppe Riesgo, que vai à reeleição em busca de mais um mandato, Jobim foi questionado, principalmente, sobre os planos dele para a economia. O tema, que é complexo e vasto, consumiu boa parte do tempo dos questionamentos feitos ao pré-candidato. Mesmo com diferenças próprias e típicas de cada região do país, Ricardo Jobim destacou que o Rio Grande do Sul deve mirar em Minas Gerais em busca de se tornar um espaço mais promissor e competitivo.
Também foram tratados de temas como os gargalos de infraestrutura viária e de logística que, ao longo das últimas décadas, a Metade Sul do Estado enfrenta. As dificuldades de quem é do campo também foram abordadas por Jobim. Os gargalos da saúde pública, com ênfase à questão do IPE, renderam questionamentos e uma análise do pré-candidato que é um conhecedor das questões acerca do funcionamento de uma rede hospitalar.
A perda de espaço e de protagonismo do Rio Grande do Sul junto aos mais variados rankings – de competitividade e de educação, por exemplo – foram pautas da fala de Ricardo Jobim.
“Ninguém está aqui para reinventar a roda, bem pelo contrário. Mas estamos cientes de que a estagnação e a apatia, que tomaram conta do Rio Grande do Sul, não podem ser mais passíveis de aceitação”, disse Jobim.
Ao fim do encontro, Luiz Fernando Pacheco, que é presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), que fez frente ao movimento com outras 11 instituições para receber o pré-candidato, avaliou como satisfatório o encontro:
“Santa Maria precisa de protagonismo no cenário político. E, principalmente, é extremamente importante saber o que aqueles que queiram governar o nosso Estado estão propondo
Prestação de contas
Já Giuseppe Riesgo destacou que a bancada do Novo na Assembleia Legislativa (AL-RS) tem sido incansável e vigilante às políticas punitivas do Executivo estadual. Um nome alinhado às demandas do empregador e dos empregados, Giuseppe criticou o peso do Estado que recai sobre os ombros da sociedade de forma geral.
Simone Tebet tenta emplacar Tasso Jereissati de vice para conseguir votos no NE. Tucanos sairam do MDB e, como a matriz, é dividido por estados (MDB daqui é diferente de Alagoas). De boa, PSDB é forte em SP, MG e RS. Leite aparece bem nas pesquisas (o que não diz nada, vide o que aconteceu nas ultimas eleições municipais de POA) e a candidata quer um palanque forte no RS (sem duplo sentido, até porque não é o caso). Atual pré-candidato emedebista se lascaria, obvio. O que não seria surpresa, forçou uma situação na cupula ignorando as bases.
Comparar MG com RS é não conhecer Minas. Berço da Vale, tem Gerdau, Açominas e outras. Santa Rita do Sapucai com area de telecomunicações. Problema da Metade Sul é bem mais complexo, baixa densidade demografica (ou seja, não tem mercado consumidor), materia primas, etc. Ninguém constroi logistica onde não existe necessidade. Conhecedor do funcionamento de rede hospitalar é o pai do candidato que foi provedor do Caridade (coisa que a gurizada mais nova desconhece, doar tempo para a ‘comunidade’; obvio que há exceções, se lembro bem uma irmã do candidato ajudava a organizar a Feira do Livro). Alás, candidato é filho de Desembargador. Como Blattes, E Manula D’Avila (comparação com Manu deixa Blattes muito enaltecido, obvio). Conclusão é que a prole dos membros do TJ corre um risco maior de se tornar socialista de iPhone (melancia em alguns casos, kuakuakuakua!). E Riesgo? Teve 16 mil votos no ultimo pleito. No minimo tem que dobrar o numero para ter chance. Não é fácil.
Pacheco que derrotou Jobã na eleição da Cacism. O que lembra o chavão ‘não pode sair menor do pleito’. E quem nunca concorreu? Todo baba ovo vai dizer que ‘saiu maior’. A Biblia fala em cabeça de ouro, peito de ferro e pé de barro. Finado WalterJobim (aquele do quadro de outra noticia), o da avenida, foi advogado, juiz, promotor, deputado federal, governador e embaixador no Uruguai. Alás, uma biografia que deveria ser escrita. Jobã é um tucano requentado, se descer do muro cai no colo do PT.