Câmara de VereadoresPolíticaPrefeituraSanta MariaTragédia

ALÉM-TAVORES. Definitivamente embretada, CPI da Kiss enfrenta descrédito. Schirmer e Anny vão depor?

Aderbhal mostra cartaz que Flávio segura e questiona  por que os réus não foram ouvidos
Aderbhal mostra cartaz que Flávio segura e questiona por que os réus não foram ouvidos

kiss seloA bem da verdade, pelo menos para este sítio, a CPI da Kiss nunca recebeu o status de Comissão Parlamentar de Inquérito. Afinal,  formada exclusivamente por governistas (que se anteciparam, numa manobra eticamente discutível, a proposta bem mais clara dos oposicionistas) nunca, em momento algum, inquiriu.

Mas agora, quando se aproxima do final, isso ficou ainda mais escancarado – a partir, inclusive, das palavras de um dos integrantes da CPI, Tavores Fernandes, que disse não ter participado das decisões mais importantes, entre elas a não-convocação dos principais réus no processo. E deu o forrobodó previsível, embora a presidente da Comissão se mantenha impávida em suas opiniões.

Agora, a questão é outra: alguém ainda acredita na convocação (já que a CPI pode fazer isso legalmente) do prefeito, como disse a edil presidente? E na procuradora juridica, que seria “reinquirida?”. Bueno, ninguém está sequer mais preocupado com isso, para ser preciso. Simplesmente não creem. Até porque o prefeito só deverá estar na cidade na próxima semana, quando o trabalho encerra. Logo…

Ah, sobre tudo o que aconteceu na reunião da CPI, na manhã passada, o editor sugere o excelente relato de Luiz Roese (texto e fotos), publicado há poucos minutos, no portal Terra. A seguir:

Tavores Fernandes, ao final, leu sua nota. E que jogou, de vez, a Comissão para o descrédito
Tavores Fernandes, ao final, leu sua nota. E que jogou, de vez, a Comissão para o descrédito

Vereador revela que não foi ouvido em decisões da CPI da tragédia da Kiss

…Na retomada dos depoimentos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Vereadores de Santa Maria (RS) que investiga a tragédia da boate Kiss, a surpresa veio no final da audiência. Um dos integrantes da CPI, o vereador Tavores Fernandes (DEM) leu um texto que incomodou muita gente, em que revela que não participou de decisões tomadas pela comissão, composta também pelas vereadoras Maria de Lourdes Castro (PMDB), presidente, e Sandra Rebelatto (PP), relatora.    

Depois dos depoimentos do dia, o vereador pediu espaço para realizar esclarecimentos. No texto escrito e lido por ele, Tavores diz que não participou de reunião com qualquer técnico e nem mesmo conheço esses “consultores técnicos” da CPI, em referência a juristas e advogados que teriam sido ouvidos em relação à decisão de não ouvir os sócios da Kiss, Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann. “Tão pouco participei de qualquer votação que indeferiu a oitiva dos sócios da Boate Kiss e que determinou as oitivas dos vereadores Marcelo Zappe Bisogno e Werner Rempel”, declarou o vereador.

Como as decisões mencionadas eram tidas como “da comissão”, Tavores Fernandes disse que elas não tiveram a participação dele. “Por isso, solicito à Vossa Excelência que faça essa ressalva quando for atribuir autoria de decisões a todos os membros da CPI. Pois somente serei responsável por aquilo que realmente participei e opinei, o que não é o caso presente”, declarou o vereador.

A presidente da CPI disse que estranhou a manifestação do vereador. “Eu tenho todas as atas das reuniões em que essas decisões foram tomadas, e ele estava participando. Todas as decisões foram tomadas em conjunto por todo mundo. Eu não vou levar isso ao pé da letra, talvez o vereador Tavores esteja sendo cobrado pelas pessoas”, analisou Maria de Lourdes.  

Antes mesmo de os depoimentos começarem, o clima já estava tenso. Familiares de vítimas lotaram as galerias da Câmara, com a companhia de representantes do Grupo de Apoio aos Povos Indígenas (Gapin), da Seção Seção Sindical dos Docentes (Sedufsm) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Cpers-Sindicato e do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFSM.  

A audiência, que estava prevista para começar às 8h, só teve início às 8h31, quando a presidente da CPI confirmou que o advogado Jonas Stecca, que representava a Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) na mesa de trabalho, deixou a comissão. Ao ser provocada por uma parente de vítima para que dissesse os motivos alegados por Stecca para a saída, Maria de Lourdes provocou as primeiras reações do dia.

A vereadora relatou que, entre outras coisas, Stecca alegou que as perguntas aos depoentes da CPI eram feitas “de forma superficial”. Ela mesmo respondeu a essa afirmação. “Se não foram feitas perguntas mais fortes, a inoperância foi do advogado da associação ou dos vereadores de oposição”, declarou a presidente, provovando a reação de adversários políticos e de familiares das vítimas.

O presidente da AVTSM, Adherbal Ferreira, manifestou-se, questionando o fato de a comissão não querer ouvir os sócios da Kiss, Elissandro Spohr, o Kiko, e Mauro Hoffmann, que são réus no processo criminal da tragédia. Também se manifestou contra a CPI Flávio José da Silva, pai de Andrielle Righi da Silva, que morreu na tragédia aos 22 anos. Mais uma vez, Maria de Lourdes classificou o trabalho da CPI como “transparente, sério e responsável” e que a comissão tem atribuições próprias e…”

Rempel foi enfático, no seu depoimento: decreto que assinou permitiria embargo da Kiss
Rempel foi enfático, no seu depoimento: decreto que assinou permitiria embargo da Kiss

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. Meu caro e amigo Advogado da AVTSM parece que a vereadora Maria de Lourdes Castro rasgou seu diploma e chamou os vereadores de oposição incompetentes!

  2. Quem não que a PEC 37, prove e investigue que esta falando a verdade o Ta…ou Ma…., e de uma satisfação para o povo.

  3. só quero aguardar pra ver essa palhaçada no que vai dar… quem esta mentindo ??? o tal tavores ou o resto ???? quem será ???
    e o MINISTERIO PUBLICO o que vai fazer com essas declarações … será que precisamos DENUNCIAR pra ter uma INVESTIGAÇÃO nesses vereadores ???
    alguém ou alguns ESTAO MENTINDO PRA POPULAÇÃO …
    acorda MINISTERIO PUBLICO… abaixo CMVSM…

  4. Ver. Tavores você e um inocentinho coitadinho, que todo mundo fazia escondido do Sr. e o Sr. só ficou sabendo agora, tou com peninha.

  5. Falar e não fazer nada não dá. Copiado do que o Marcelo colocou em um poste anterior:

    “As declarações do Tavores são um divisor de águas. agora sim vamos ver quais os vereadores, sejam eles de oposição ou situação são ou não coniventes com falcatruagem.

    Falo isto, pois se verdadeiras as afirmações de Tavores, Maria de Lourdes Castro e Sandra Rebelato, mentiram para a população, para a CPI e para todos na condução dos trabalhos, afirmando que se encontraram com juristas, técnicos e não convidaram o vice-presidente.

    Se não forem verdadeiras as declarações de Tavores, ele quebrou o decoro parlamentar.

    Vamos ver se todos os vereadores ficarão calados ou se terão realmente respeito ao interesse público e a ética no parlamento e resultará em
    PROCESSO DISCIPLINAR ÉTICO.

    Quais vereadores vão respeitar ou desrespeitar o Regimento Interno que diz:

    Art. 21.
    São deveres do (a) Vereador (a), importando o seu descumprimento em conduta incompatível com o decoro parlamentar:
    I.agir de acordo com a boa fé;
    III.não fraudar as votações em Plenário;
    defender, com independência, os direitos e prerrogativas parlamentares e a reputação dos (as)
    Vereadores (as);
    IX.recusar o patrocínio de proposições ou pleito que considere imoral ou ilícito;”

    Leia a matéria completa em: https://claudemirpereira.com.br/2013/06/voce-ja-sabia-tavores-solta-o-verbo-e-afirma-que-nunca-foi-consultado-para-decidir-algo-na-cpi-da-kiss/#ixzz2Wj5x2qNh
    Follow us: @claudemirpe on Twitter

  6. Vândalos de Santa Maria enganam a população sabotando a CPI da KISS, membros disfarçados, escondem a sujeira embaixo do tapete e se preparam para dançar “quadrilha” na festa organizada para distrair o povo.
    Acorda Santa Maria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo