DestaqueEsporte

FLAG FOOTBALL. Santa Maria Soldiers quer voltar ao topo do esporte estadual com vitória na Copa RS

Não existe ninguém no Rio Grande do Sul com mais títulos que as “Soldadas”

Depois do segundo lugar no último Gauchão, equipe de Santa Maria quer voltar a ganhar títulos (Foto TV Pippi/Divulgação)

Por Pedro Pereira

A essa altura do campeonato, aqueles leitores que acompanham a cobertura dos torneios da bola oval neste site já entenderam uma coisa: se tem Soldiers, tem título – leia a história do time AQUI. Assim como os heptacampeões gaúchos do futebol americano full pads (que os jogadores utilizam os equipamentos de proteção), as gurias da equipe de Santa Maria também são as maiores vencedoras no Estado e, na Copa RS, pretendem manter a tradição. Vale lembrar que o site fará a cobertura completa da competição.

Vinícius Zanon, ídolo no Santa Maria Soldiers, co-fundador do Desterro Atlantis e jogador de futebol americano, vestiu as cores do São José Istepôs (atual Istepôs FA) até retornar ao time do Coração do Rio Grande, na temporada de 2017. Em sua passagem por Santa Catarina, além de jogar futebol americano, fundou a equipe de flag feminino de Florianópolis, que foi abraçada pelos residentes da Ilha da Magia e também irá disputar esta edição da Copa RS.

De acordo com o atleta, desde que imaginou voltar aos Soldados, a vontade de formar uma divisão de flag football feminino já existia devido ao sucesso da criação do Atlantis. Ainda, conta que o desejo de companheiras e familiares de jogadores do elenco masculino em participar da equipe, como também o apoio de todos os envolvidos, tornou o projeto ainda mais fácil de acontecer.

Dessa forma, em outubro de 2017, o esquadrão feminino de flag football do Santa Maria Soldiers era fundado e, de lá para cá, a narrativa foi completamente vitoriosa. Até o Campeonato Gaúcho de 2022, que perderam ao ficarem atrás do Carlos Barbosa Ximangos na tabela, as gurias de SM estavam invictas em torneios. Ao todo, são três títulos de Copa RS (2017, 2018 e 2019) e dois de Gauchão (2018 e 2019).

Na edição de retorno após a paralisação das práticas dos esportes da bola oval, em 2020 e 2021, em função da pandemia de Coronavírus, o Rio Grande do Sul conheceu novas donas. O head coach Vitor Nassarden discorda que as jogadoras dos Ximangos surpreenderam, uma vez que, desde 2019 – quando perderam a Copa RS por 1 ponto para o time de SM -, já tinham potencial de evoluir. Além disso, explicou as razões pelas quais acha que as Soldadas perderam pela primeira vez na história.

“Mérito total dos Ximangos. Elas estudaram bastante, se dedicaram bastante, e nos faltou muito mais concentração. As gurias se perderam um pouco durante o jogo e o flag é igual um jogo de xadrez, se tu move uma peça errada, pode acabar entregando todo o jogo. Então, foi um momento de descuido que acabou acontecendo. Quando a gente tentou correr atrás, já não dava mais tempo”, relembra o treinador.

LEIA TAMBÉM:

Site passa a cobrir “Flag Football”, com início da Copa RS. Soldiers busca sua terceira taça(AQUI)

“As pioneiras do Chacais RS, de Santa Cruz do Sul, pretendem quebrar um tabu na Copa RS” (AQUI)

“Lions, o time da capital, chega à Copa RS com a missão de provar sua competência” (AQUI)

“Desterro Atlantis deixa sua terra, Santa Catarina, com o sonho de dominar a Copa RS” (AQUI)

Em busca da temporada perfeita, Carlos Barbosa Ximangos querem título da Copa RS” (AQUI)

Vitor Nassarden (de boné) tem papel fundamental na questão de valores do futebol americano no elenco (Foto TV Pippi/Divulgação)

Para se reerguerem depois da derrota, fora a SELETIVA ONLINE que realizaram, as jogadoras dos Soldiers utilizaram o jogo contra os Ximangos como objeto de estudo e foram atrás de entender os erros. Nassarden conta que “perder nunca é legal, mas tudo é aprendizado. A gente acaba aprendendo com cada passo que damos dentro do esporte e, essa derrota, nos serviu para compreendermos algumas coisas. A gente viu que precisávamos melhorar alguns detalhes. Às vezes, era o básico que tava faltando. Sabe aquele velho “feijão-com-arroz, tradicional, que não falha? Então. Nós estávamos pecando nisso”.

O representante da comissão técnica acredita que esta edição da Copa RS será uma das mais emocionantes até hoje, por todas as equipes estarem se qualificando para jogar. “Falando do meu time, as gurias vem trabalhando muito. Estão engasgadas com a derrota, elas querem ganhar”, completou o head coach. Em vista disso, de forma incisiva, Nassarden nega que o elenco está esperando algum adversário em específico e afirma que as gurias estão prontas para enfrentar qualquer equipe a disposição. “Estamos estudando para todos os times, queremos jogar contra todos e dar nosso melhor contra todos”.

Vestir o manto de um nome tão pesado no RS como o do Santa Maria Soldiers poderia ser o peso para alguns. Porém, para o técnico, apesar dos Soldados serem referência no Estado e a camisa “pesar”, o respeito no esporte é dado da maneira que se joga. “Se as gurias entram em campo com ar de soberba, e não demonstram vontade de jogar, elas não mostram nenhum tipo de respeito pelo rival. É uma coisa que a gente sempre passa para as meninas: elas só defendem o favoritismo delas da maneira que elas jogam.

Quanto mais o tempo passa, mais o povo abraça o flag football. Na opinião de Zanon, investir na modalidade derivada do futebol americano, agora, apenas ajuda com a evolução que vem acontecendo de forma constante. “Há uma alta possibilidade do flag entrar como esporte nos Jogos Olímpicos de 2028, e isso com certeza vai começar a atrair muito mais atletas, mais incentivo, e o flag vai ser uma coisa bem grande. Se o time da cidade não tiver um time feminino, ele perde muito engajamento. A gente viu em Santa Maria, o quanto as meninas iam nos jogos, divulgavam o modalidade e tal. Isso acontece com todos os times que tem uma presença feminina da comunidade, é um jeito dela entrar no futebol americano”, contou o apaixonado pelas categorias da bola oval.

Para Kelly Taline, capitã defensiva e safety dos Soldiers, “é um privilégio poder participar de um esporte tão interativo e dinâmico. Também, de certa forma, me sinto responsável por incentivar mais pessoas a procurar a prática esportiva. Além de querer que o esporte cresça sempre mais, é bom saber que podemos ser espelho para outras meninas. Segundo sua colega de equipe Raquel Heimann, wide receiver e center, “saber que, através do time, outras meninas criam a vontade de conhecer e praticar o flag, é uma realização a mais”.

As maiores campeãs do Rio Grande do Sul abrem o campeonato contra o Santa Cruz Chacais, no sábado (10), às 8h30min, em Júlio de Castilhos. Todas as partidas da Copa RS acontecem no Estádio Municipal Waihrich Filho e serão transmitidas no canal oficial da FGFA, no YOUTUBE.

Para conferir o guia completo do torneio, basta clicar AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo