Preços em SM. Alimentação empurra; Vestuário puxa. Resultado: estabilidade na inflação
Exceção feita a uma notinha pra lá de discreta do Diário de Santa Maria, a imprensa (escrita, ao menos) da boca do monte não deu a mínima para os números da inflação santa-mariense, divulgados pelo Núcleo Econômico de Pesquisa e Extensão do curso de Economia da Unifra, que mede o custo de vida.
A razão talvez esteja na estabilidade. Sim, porque o NEPE indicou um aumento de 0,19% nos preços pesquisados em julho. Crescimento bastante menor que o verificado em junho, quando apurou-se variação positiva de 0,55%.
Com os números encontrados, têm-se, computados os primeiros sete meses do ano, uma inflação acumulada de 2,95% em 2007. Se considerados os últimos 12 meses, pode-se dizer que a inflação anualizada alcança 5,53%.
Mas, quem são os heróis e os vilões da inflação da boca do monte, em julho. No lado de cá, o setor de Vestuário, que apresentou variação negativa de 2,44%. No lado de lá, o grupo de produtos de Alimentação, que aumento 2,01%, no mês passado.
Aliás, dos 9 grupos em que foram distribuídos os bens e serviços, cujos presços são pesquisados pelo NEPE, seis deles tiveram redução: além do Vestuário, também os Artigos para Residência, Transporte (combustível no topo), Saúde e Cuidados Pessoais, Educação e Comunicação. Os três setores que puxaram os preços para cima são, além da Alimentação, também os itens de Despesas Pessoais e Habitação.
SUGESTÃO DE LEITURA – clique aqui e acesse a íntegra do Boletim do Índice do Custo de Vida de Santa Maria, inclusive com a avaliação dos especialistas do NEPE/Unifra, coordenados pelo professor José Maria Pereira.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.