DestaqueRegião

SANTIAGO. Tiago Gorski Lacerda é concorrente ao prêmio de Prefeito Empreendedor com o “’Pila Verde”

Promoção é do Sebrae nacional e a categoria é Inovação e Sustentabilidade

No RS, Tiago Gorski Lacerda já recebeu o prêmio. Agora, disputa é com outros sete projetos no país inteiro (foto Divulgação/Sebrae RS)

Por Adriana Zottis / Da Moglia Comunicação Empresarial

Em Santiago, os resíduos orgânicos ganharam poder de compra. O projeto “Pila Verde” criou uma moeda local de mesmo nome, que beneficia a comunidade, a agricultura familiar e reduz o descarte de lixo doméstico. Vencedora da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Inovação e Sustentabilidade, a iniciativa agora concorre à distinção nacional. No próximo dia 28, o prefeito Tiago Gorski Lacerda estará em Brasília disputando o título ao lado de outros sete projetos gaúchos. 

“A vida na gestão pública é servir, pensar, planejar e executar políticas que atendam o presente e criem soluções para o futuro. E o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é um importante termômetro que demonstra que os esforços valem a pena, quando se pensa no resultado coletivo”, declara o prefeito. Ele explica que o “Pila Verde” é uma ideia simples, em que o município troca o lixo orgânico do cidadão por uma cédula local, que tem valor nas feiras livres. 

A expectativa para a premiação nacional do Sebrae é grande, revela o prefeito. “Nos dará a oportunidade de mostrar para um público ainda maior o que temos feito por nossa cidade. Valeu muito a pena tudo o que fizemos até então e estamos motivados para fazer muito mais”, destaca Lacerda. 

Na cidade, cada 5 kg de resíduos equivalem a 1 Pila Verde, sendo que podem ser trocados os seguintes orgânicos: cascas de frutas, restos de legumes, cascas de ovos, borra de café e erva mate. O município já contabilizou uma economia de R$ 71 mil com a destinação dos resíduos orgânicos para aterro, mas os ganhos não financeiros são incalculáveis, abrangendo a integração da comunidade, educação ambiental e o incentivo ao consumo dos produtos da agricultura familiar. 

O objetivo desta categoria do Prêmio é promover a sinergia entre os atores das cadeias de valor do território e inserir os temas de inovação e sustentabilidade nos setores público e privado para aumento da eficiência dos serviços públicos.

Sobre o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é concedido a prefeitos e prefeitas de todo o Brasil, que tenham implementado projetos com resultados mensuráveis e comprovados de estímulo à formalização, ao desenvolvimento e à competitividade dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, na Lei da Liberdade Econômica e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo de forma efetiva para o crescimento econômico, ambiental e social do município. Os projetos passaram por avaliações técnicas e foram julgados por comissões formadas por especialistas de entidades, universidades e órgãos de controle.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo