EconomiaPolíticaSanta Maria

18 MESES. Agência de Desenvolvimento reúne seu Conselho, associados e dirigentes políticos da cidade

Em ano e meio, via Adesm, foi possível enxergar uma nova cidade, disse Vilson Serro

Foi, com certeza, um momento de particular importância. Afinal, a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, instrumento fundamental para o desenvolvimento estratégico da comuna, completou ano e meio de existência. E há o que falar a respeito, com certeza.

Essa foi uma das razões, quem sabe a mais importante, para o encontro nesta segunda-feira de seu Conselho Diretor, associados fundadores e dirigentes politicos de Santa Maria, aí incluídos o Prefeito e os parlamentares eleitos pela cidade. O que se viu e ouviu na reunião você tem no relato da assessoria de Comunicação da Adesm. O texto e a foto são de Marielle Flôres. A seguir:

ADESM reúne Conselho Superior, Diretoria e Associados Fundadores para avaliar o ano de 2012

A manhã de segunda-feira, dia 10, foi reservada para avaliar o trabalho realizado pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria e discutir os próximos passos rumo ao crescimento do Município. Para isso, a ADESM reuniu seu Conselho Superior, Associados Fundadores e Diretoria em uma reunião-almoço, que aconteceu no Restaurante Via Gastronômica, no Sest/Senat.

Cerca de 50 pessoas participaram do evento, entre eles o Prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, os deputados Jorge Pozzobom e Valdeci Oliveira, o reitor da UFSM, Felipe Müller, a reitora da Unifra, Irani Rupolo, o General de Exército Sergio Westphalen Etchegoyen, o Comandante da Base Aérea, Cel. Av. David Almeida Alcoforado, o Comandante do CRPO, Cel. Jaime Machado Garcia, entre outros membros do Conselho Superior, Associados Fundadores e Diretores da ADESM.

O início da reunião foi marcado pelas boas-vindas do Presidente do Conselho Superior, Carlos Costabeber que agradeceu a presença de todos e destacou a importância do momento para refletir os caminhos que o Município está trilhando rumo ao desenvolvimento e os próximos passos dessa caminhada:

– A população Santa-Mariense foi brindada com a notícia da duplicação da RS 509 na última quinta-feira. Esse é um passo importante, mas temos que aproveitar o momento e definir de que formas poderemos potencializar nosso desenvolvimento.

Em seguida, o Diretor Presidente da ADESM, Vilson Serro, realizou uma apresentação sobre a Agência e o desenvolvimento de Santa Maria. Na ocasião, Serro repassou algumas informações socioeconômicas do Município e reforçou a importância da articulação entre poder público, entidades empresariais e instituições de ensino na busca do desenvolvimento de Santa Maria.

Segundo o Diretor Presidente, nesses 18 meses de criação da ADESM, foi possível enxergar uma nova cidade:

– Durante este tempo se confirmaram alguns potenciais que já conhecíamos, como o setor educacional, o turismo religioso e a defesa. Aos poucos fomos descobrindo outros: o turismo regional, o meio ambiente e a economia criativa. A medida que avançamos, constatamos que cada nova descoberta é muito útil para clarear o próximo desafio e ajustar o nosso norte.

O Superintendente Executivo da ADESM, Diogo De Gregori, foi o responsável por apresentar um relatório das atividades realizadas pela Agência no ano de 2012. Dentre as ações, De Gregori destacou algumas Missões Internacionais, como a visita ao País Basco (ESP) que resultou na parceria com a Associação Cluster de Indústrias do Meio Ambiente (ACLIMA), e também a recente visita à Portugal em busca de troca de experiências sobre os Parques Tecnológicos. Além disso, a ADESM também articulou visitas de empresários chineses, espanhóis e italianos.

Conforme o relato apresentado, a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria realizou mais de 15 apresentações para instituições da cidade e da região; participou de cerca de 30 eventos; auxiliou na captação de recursos através de projetos inscritos em editais; apoiou o Santa Maria Tecnoparque e o Tratado Cidadão, entre outras ações que podem ser acessadas no site www.adesm.org.br.

O Superintendente explicou ainda que, pelo Movimento “A Santa Maria que Queremos”, foram realizadas mais de 90 reuniões que contaram com a participação de cerca de 580 voluntários:

– Junto a essas atividades, no ano de 2012, realizamos a entrega do Caderno de Propostas aos candidatos a prefeito e a vereador das últimas eleições e, lançamos o site Santa Maria em Dados, que traz informações e dados sobre o Município.

Após estes relatórios, o reitor da UFSM, Felipe Müller, e a reitora da Unifra, Ir. Irani Rupolo, apresentaram as atividades das respectivas instituições e destacaram as ações de articulação da ADESM visando o trabalho integrado das universidades, poder público e entidades empresariais – tríplice hélice – em busca do desenvolvimento endógeno de Santa Maria.

Participação política

Abrindo a participação dos políticos, o deputado estadual Valdeci Oliveira trouxe boas notícias: “Além dos investimentos já anunciados, teremos cerca de 40 milhões de reais para as obras de saneamento”, noticiou. Na ocasião, Valdeci pontuou a necessidade de existir maior cobrança da ADESM para com seus deputados. Tal pedido foi reforçado pelo também deputado, Jorge Pozzobom, que lembrou o trabalho realizado pela bancada santa-mariense na assembleia legislativa:

– Estamos lá em busca do melhor para nossa cidade e precisamos ouvir de vocês estas demandas. Temos que definir uma pauta específica para 2013, que não é um ano eleitoral, e aproveitar a oportunidade para captar recursos e buscar o auxílio necessário.

Em sua fala, o Prefeito Cezar Schirmer apontou algumas questões que representaram um avanço na cidade e que contaram com o apoio e intervenção da ADESM. Dentre as ações, o prefeito destacou o estímulo ao voluntariado e à participação comunitária, a organização e lançamento do Santa Maria em Dados e a condução do Movimento “A Santa Maria que Queremos”, que reuniu mais de 580 voluntários durante o ano.

Schirmer elogiou o trabalho realizado pela Agência de Desenvolvimento, mas ressaltou que ainda existem pontos importantes a serem debatidos:

– A cidade tem muitas carências em matéria de desenvolvimento. A ADESM, junto à prefeitura e à comunidade, deve mobilizar a iniciativa privada da cidade. No modelo de tríplice hélice, estamos funcionando perfeitamente com duas, conforme disse o reitor Felipe Müller. Santa Maria avançou muito, mas acredito que podemos dar um salto muito maior, temos condições e potencialidades que nos ajudam a vislumbrar tal crescimento.

Encerrando as participações da reunião, o Presidente Carlos Costabeber, passou a palavra para o General Sérgio Westphalen Etchegoyen, que foi promovido, está deixando Santa Maria e passará a atuar em Brasília.

Emocionado, o general comentou que a vida militar é cercada de “provisoriedades” e por isso viveu com bastante intensidade os momentos em que esteve no Município. Para Etchegoyen, Santa Maria é uma cidade onde se encontra qualidade de vida com custo razoável, centros de ensino e tem tudo para alcançar o desenvolvimento almejado:

– Santa Maria tem uma joia rara e que luta a seu favor. A ADESM é um instrumento que reúne todos os setores que possuem este poder transformador e, somente através dessa articulação é que conseguiremos construir uma cidade empreendedora e comprometida com seu desenvolvimento.

Saiba Mais

O Conselho Superior da ADESM é composto por: Prefeito Municipal de Santa Maria, Cezar Augusto Schirmer; Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, Manoel Renato Teles Badke; Deputado Federal Paulo Pimenta; Deputado Estadual Jorge Pozzobom; Deputado Estadual Valdeci de Oliveira; Ex-prefeitos de Santa Maria; Prefeito Presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Centro, Prefeito de Júlio de Castilhos, João Vestena; Reitor de UFSM, Felipe Müller; Reitora da UNIFRA, Ir. Irani Ruppolo; Diretor da ULBRA/SM, Augusto Kirchhein; Presidente de CACISM, Luiz Fernando Pacheco; Presidente da AJESM, Andrei de Lacerda de Nunes; Presidente da Associação Parque Tecnológico de Santa Maria, Nilza Zampieri; Comandante da 3ª Divisão de Exército em Santa Maria, Gen. Ex. Sérgio Westphalen Etchegoyen; Comandante da Base Aérea de Santa Maria, Cel. Av. David Almeida Alcoforado; Comandante Regional de Policiamento Ostensivo em Santa Maria, Cel. Jaime Machado Garcia; Coordenador da UAC, Rodrigo dos Santos; Representantes dos Associados Fundadores: Carlos Costabeber, Odilo Marion, Jorge Alberto Lorentz Aita, Ocir Ameireles Londero; e Representantes dos Associados Colaboradores: Leonardo Veiga e José Antônio Malmann.

Os Associados Fundadores, que aportam, mensalmente, R$1.000,00 para manutenção da Agência: Anderson Taschetto; Augusto Cesar Mânica; Paulo de Tarso Costabeber; Vilson Marcimino Serro; Adacort Comércio de Cortinas Ltda; Agrimec Agro Industrial e Mecância Ltda; BK Construções Ltda; CACISM – Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria; CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria; Centro de Formação de Condutores Viacentro Ltda; CVI Refrigerantes Ltda; EMP Participações S/A; Eny Comércio de Calçados Ltda; Fertilizantes Multifértil Indústria e Comércio Ltda; HCAA – Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo; ICARDIO – Instituto Cardiovascular; Impacto Contabilidade e Planejamento Tributário Ltda; Irmãos Aita e Cia Ltda; Libraga Brandão & Cia Ltda; Mega Suprimentos; Pampeiro – Caminhões e Peças Ltda; Pampeiro S/A – Comércio de Automóveis; Planalto Transportes Ltda; RCC Drogarias e Farmácias Ltda. – Reni Farmácias; Rodoauto Pneus; Seleta – Indústria, Comércio e Serviços de Concretagem Ltda; SR Engenharia Industrial Ltda; Superauto Comércio de Veículos Ltda; Trevisan Comércio e Importação Ltda; Uglione Comércio de Veículos; UNIMED Santa Maria – Sociedade Cooperativa de Serviços Médicos Ltda; e Walter Beltrame e Cia Ltda.

A Diretoria é composta por: Vilson Serro (Diretor Presidente), Claudio Emanuelli (Diretor Administrativo Financeiro), Carlos Farias, Jaques Jaeger, Julio Silva Neto, Luiz Alberto Flores, Mara Matiuzzi Kunzler, Mauro Luiz Cervi, Rodrigo Décimo, Rogério Assis Brasil, Sérgio Luiz Jahn e Valserina Maria Bulegon Gassen.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo