Por Prefeitura de São Gabriel
A cultura, com foco na tradição que faz da comunidade de Vista Alegre, no interior de São Gabriel, a única ainda manter ativa o uso de carretas como forma de subsistência das famílias rurais, ganha destaque no mês de junho.
Para manter viva essa história, entre os dias 20 e 25 de junho, a Escola Municipal do Campo de Ensino Fundamental Jerônimo Machado (situada na localidade de Santo Antônio, ao lado de Vista Alegre) realizou a Semana Cultural. O evento, que em 2022 chegou a sua 8ª edição, tem como ápice a Carreteada Pedagógica, com desfile de carretas e cavalos e ainda atividades no pátio da instituição de ensino.
O evento mobiliza, além dos 116 alunos matriculados na instituição, os seus familiares e pessoas da sede do Município. No sábado (25), ocorreu o desfile das carretas, missa crioula e apresentações artísticas. Mais de 300 pessoas prestigiaram a festa.
Além disso, com apoio da Emater e Prefeitura de São Gabriel, o evento também valoriza a comercialização de produtos agrícolas da região com a organização de uma feira.
Secretário de Educação de São Gabriel, Edjor Lopes Borges explica que o objetivo do evento é a integração da cultura e atividade produtiva da região promovendo o aprendizado dos alunos.
Segundo a diretora da escola, professora Livia Guedes Bérgamo, durante a semana foram realizadas palestras sobre a história das carretas e carreteadas, além de uma gincana cultural relacionada ao tema.
A Escola Jerônimo Machado fica na localidade de Santo Antônio, no Distrito de Tiaraju, último reduto dos carreteiros, a 56 quilômetros da sede do município e atende da pré-escola ao ensino fundamental até o 9º ano.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.