DestaqueRegiãoSaúde

SAÚDE. Audiência Pública em Caçapava do Sul, na tarde desta quarta-feira, vai discutir a crise do IPE

Promoção é da Assembleia Legislativa, em realização do Forum Democrático

Crise do IPE Saúde também foi debatida durante encontro semelhante em SM, no último dia 10 (Foto Christiano Ercolani/Divulgação)

Distribuído pela Assessoria de Imprensa do Deputado Valdeci Oliveira

A crise desencadeada junto a hospitais e usuários do IPE Saúde no estado será tema de debate nesta quarta-feira, 22, às 14h, na Câmara Municipal de Caçapava do Sul. O encontro, organizado pelo Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, instância vinculada à presidência da Assembleia Legislativa, buscará ouvir a população, gestores públicos e segurados sobre os problemas que vêm enfrentando e as soluções necessárias que devem ser implementadas pelo governo gaúcho para sanar as dívidas do plano de assistência médica complementar e o restabelecimento completo dos serviços.

“Avalio como uma questão de saúde pública e de direito das famílias que pagam mensalmente pelo direito a atendimento, consultas e internações. São mais de um milhão de gaúchos e gaúchas que dependem hoje do IPE Saúde para terem acesso a serviços médicos e hospitalares e que não estão tendo essa garantia ou experimentam grande demora”, avalia o presidente do Parlamento gaúcho, deputado Valdeci Oliveira (PT), cuja presença na atividade está confirmada.
Entre os problemas enfrentados pelo IPE Saúde, que acabam refletindo negativamente no atendimento dos usuários, estão o atraso no pagamento aos prestadores de serviço, a defasagem nos valores da tabela, além da receita congelada do instituto, que depende dos valores descontados dos salários dos servidores, que estão há sete anos sem reajuste. Já a dívida do IPE Saúde está na ordem  de R$ 1,1 bilhão.

O atendimento precário a usuários em busca de informações e esclarecimentos – tanto por telefone como presencial -, junto com a ameaça de descredenciamento de hospitais e médicos, é outra questão que vem causando transtornos aos segurados.
Na avaliação do chefe do Parlamento estadual, caso haja um descredenciamento em massa de unidades de saúde, o resultado imediato será a migração direta de parcela significativa da população para o SUS, que já vem sendo subfinanciado nos últimos anos por conta da Emenda Constitucional 95 (EC 95), que congelou os investimentos em saúde pelas próximas duas décadas.

“Precisamos lembrar também que o SUS experimenta, desde 2016, uma perda de recursos gritante. E, além disso, o Sistema vem sendo pressionado há dois anos por conta da pandemia do covid-19 e pela grande procura da população que precisa de tratamento para as sequelas deixadas pelo vírus. Jogar mais um milhão de pessoas no Sistema Único de Saúde não é solução nem para o IPE nem para o SUS, pelo contrário. A crise do IPE Saúde passa por questões que incluem gestão, precarização, falta de servidores e receita. É preciso se estabelecer o quanto antes um projeto de estado e não de governo para a autarquia”, acredita Valdeci.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo