DestaqueUFSM

UFSM. Restaurante Universitário reduz de 25% para 10% taxa de desperdício alimentar nos almoços

Restaurante Universitário funciona de segunda a sexta-feira

Uma das iniciativas da Direção do RU foi a modificação na forma de agendamento de refeições. Foto Ana Alícia Flores / UFSM

Por Laurent Keller / UFSM

Desde o retorno presencial de todas as atividades na UFSM e em decorrência de crise econômica em âmbito nacional, o Restaurante Universitário (RU) tem registrado um aumento significativo na demanda por alimentação na Instituição.

O RU integra o Programa de Assistência Estudantil desenvolvido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e oferece aos alunos e servidores da UFSM a possibilidade de realizar as três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar). No entanto, o histórico corte de verbas por parte do Governo Federal e o aumento dos preços dos alimentos impacta também no funcionamento do Restaurante e na necessidade de medidas para economia e redução de gastos, a fim de manter o atendimento e a qualidade do serviço prestado.

Uma das iniciativas realizadas pela Direção do RU foi a modificação na forma de agendamento de refeições. Na última semana de abril foi alterado o número possível de agendamentos, que diminuiu de seis para três dias subsequentes, com intuito de diminuir o quantitativo de refeições agendadas e não realizadas pelos usuários. Como resultado, entre a primeira e a terceira semana de aulas presenciais, iniciadas em 11 de abril, houve uma redução de, aproximadamente, 25% para 10% de desperdício de alimentos.

A diretora do RU, Carla Brasil, explica que “Isso é uma estratégia para que a gente consiga conscientizar o aluno que quando ele agenda e não comparece, essa refeição pode ir fora. É extremamente importante salientar isso, ainda mais quando a gente está falando em torno de 1100 cafés da manhã, 6000 almoços e 2300 jantares [por dia]’’, salienta Carla.

No momento, as taxas de refeições não comparecidas estão assim: 30% para o café da manhã (equivalente a 360 cafés), 10% para o almoço (equivalente a 600 almoços) e 25% para o jantar (equivalente a 575 jantares). Considerando os números ainda significativos, a diretora do RU destaca a importância de somente agendar refeições quando há a certeza de que ela será efetivada e de sempre disponibilizar aquelas que não serão comparecidas, por meio do aplicativo UFSM Digital, ou pelo Portal do Aluno. É responsabilidade de toda comunidade acadêmica ter consciência ao realizar o agendamento das refeições. Através do Portal, também é possível consultar o cardápio da semana inteira.

Funcionamento do RU
O Restaurante Universitário funciona de segunda a sexta-feira no RU Campus I para café, almoço e jantar e no RU Campus II para almoço. O acesso de todos os usuários é universal.

A comunidade acadêmica pode realizar as refeições tanto no RU Campus I quanto no RU Campus II, mediante agendamento e de acordo com limite de teto de agendamento previsto para cada Restaurante (RU campus I – almoço: 3800 refeições e RU campus II – almoço: 3200 refeições.)

Aos sábados, em dias de paralisação, feriado prolongado e períodos não letivos conforme calendário acadêmico, o atendimento é somente para alunos com Benefício Sócio-econômico (BSE) e outras bolsas de gratuidade.

Mais informações sobre prazos de agendamento e cancelamento e horários de venda de créditos podem ser encontrados no site do RU. Em caso de dúvidas ou sugestões de melhoria sobre o Restaurante Universitário, é possível entrar em contato com a Assessoria de Comunicação do RU, pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo