Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
DestaqueSanta Maria

CIDADE. Santa Maria compõe lista de mais de 40 municípios que concluem qualificação de gestores

Vice-prefeito Decimo esteve no programa ‘Liderando para o Desenvolvimento’

Vice-prefeito Rodrigo Decimo representou o Município no programa Liderando para o Desenvolvimento (foto Rafael Favero/Prefeitura)

Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Santa Maria foi um dos mais de 40 municípios que concluíram o curso de qualificação para gestores públicos oferecido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília, no Distrito Federal. O vice-prefeito Rodrigo Decimo acompanhou, presencialmente, os três dias do programa Liderando para o Desenvolvimento, que terminou na tarde desta quinta-feira (7). As passagens aéreas dos participantes foram custeadas pela própria Enap. 

O objetivo do curso, que está na 12ª turma, é gerar conhecimentos para os prefeitos e vice-prefeitos brasileiros para que eles possam melhorar os serviços públicos oferecidos para a população. Palestras e mesas de debate reuniram autoridades, gestores públicos com experiências bem sucedidas em cidades de grande e pequeno porte e servidores do Governo Federal. As “aulas” foram baseadas em três temáticas: liderança e legado; inovação; e desenvolvimento sustentável. Além disso, os prefeitos e vice-prefeitos puderam conhecer projetos em andamento em outros municípios e que podem ser replicados nas suas bases administrativas. 

“Volto para Santa Maria com o ânimo renovado para colocar em prática tudo que aprendi e refleti aqui na Enap. Precisamos ter foco na gestão para executar nossos projetos com responsabilidade, investir no empreendedorismo e nos aproximarmos ainda mais das instituições que possuem muitas linhas de financiamento e repasse de recursos”, afirma o vice-prefeito. 

Entre os assuntos abordados, esteve a tendência de profissionalização das prefeituras, a busca pelos chamados Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODSs), estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030, possibilidades de parcerias com o Ministério de Desenvolvimento Regional, uso de dados para tomada de decisões, administração do orçamento público municipal, implementação e acesso a políticas públicas em diferentes áreas e dificuldades impostas à gestão pela pandemia e pela inflação. 

Foram cerca de duas dezenas de palestrantes, em uma lista que continha, por exemplo, a  a secretária da Fazenda de Salvador, capital da Bahia, e presidente do Fórum Nacional de Secretários da Fazenda e Finanças da Frente Nacional de Prefeitos, Giovanna Victer, o secretário executivo de Transformação Digital de Recife, capital do Pernambuco, Rafael Figueiredo, o coordenador do Programa Nacional Cidade Empreendedora, Mauricio Tedeschi,  do Sebrae, e as servidoras Cristina Souza e Alessandra D’Ávila, representantes das áreas de mobilidade e habitação dentro do Ministério do Desenvolvimento Regional. 

Também se inscreveram para participar de curso representantes das cidades de Águas Mornas (SC), Bandeirantes do Tocantins (TO), Batatais (SP), Biguaçu (SC), Blumenau (SC), Braço do Norte (SC), Caibi (SC), Cambuquira (MG), Canelinha (SC), Carira (SE), Caçador (SC), Condor (RS), Coronel Fabriciano (MG), Cruz Alta (RS), Damolândia (GO), Feliz (RS), Guaiúba (CE), Guaramirim (SC), Itapecuru Mirim (MA), Itapecuru Mirim (MA), Itapoá (SC), Lagoa Nova (RN), Louveira (SP), Major Vieira (SC),Marumbi (PR), Montalvânia (MG). Taquaritinga do Norte (PE), Nova Erechim (SC), Paraíso do Tocantins (TO), Pejuçara (RS), Pouso Redondo (SC), Rancho Queimando (SC), Rio Rufino (SC), São Luís de Montes Belos (GO), São Pedro dos Crentes (MA), São Sebastião do Tocantins (TO), Sapé (PB) e São José da Bela Vista (SP), Silva Jardim (RJ), Tangará (SC), Tanguá (RJ), Urupema (SC), Várzea de Palma (MG).

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo