CulturaDestaque

CULTURA. Acaba domingo prazo para inscrições no edital de seleção de espetáculos no “Treze de Maio”

Datas disponíveis são ainda para 2022 e sem taxas de uso do espaço cultural

Serão priorizadas apresentações no Theatro que não integrem leis de incentivo à cultura nem editais de patrocínio direto (foto Arquivo)

Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

O Theatro Treze de Maio tem datas disponíveis para apresentações ainda neste ano, sem custos para produtores culturais e com possibilidade de cobrança de entrada. Para ter a oportunidade de ingressar no calendário do espaço cultural, interessados têm até este domingo para se inscreverem no edital de Ocupação do Theatro Treze de Maio, elaborado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

O documento tem por objeto o credenciamento para a ocupação do Theatro por meio da seleção de proponentes para a realização de apresentações artísticas. O edital explicita que serão priorizadas as apresentações artísticas que não foram selecionadas por leis de incentivo à cultura nem em editais de patrocínio direto. Serão selecionadas dez propostas de apresentações artísticas (considerando que cada proposta corresponde a apenas uma data), com direito a cobrança de ingressos para o público, para serem realizadas no Theatro Treze de Maio.

O valor do ingresso a ser cobrado será definido pelo proponente do projeto selecionado, e deverá ser informado no ato da inscrição, pelo Anexo I – Formulário de Apresentação das Propostas. Da arrecadação total da bilheteria, 10% da renda bruta será destinado para a manutenção dos serviços do Theatro, o restante será repassado ao proponente da apresentação selecionada. As taxas de uso do local não serão cobradas dos proponentes.

Pelo edital, será assegurada a cota de três propostas para produtores culturais e/ou artistas negros, indígenas ou LGBTQI+. Do total da cota estabelecida, será contemplado, no mínimo, uma proposta para produtores culturais ou artistas negros, uma proposta para produtores culturais ou artistas indígenas e uma proposta para produtores culturais ou artistas LGBTQI+. No caso de não preenchimento da cota, ou de preenchimento parcial, serão contempladas as propostas suplentes na classificação geral.

Cada proponente poderá inscrever apenas uma proposta para uma data. Poderão se inscrever quaisquer empreendedores culturais, pessoa física com idade igual ou superior a 18 anos completos (considerada a data da inscrição), ou pessoa jurídica, com ou sem fins lucrativos, que venham a realizar projetos culturais que atendam as condições estabelecidas pelo edital. O empreendedor cultural pessoa física deverá residir na cidade de Santa Maria e, se pessoa jurídica, estar estabelecido formalmente no Município.

As datas de apresentação das propostas selecionadas serão definidas de acordo com as datas disponíveis do Theatro Treze de Maio para a Secretaria da Cultura. A preferência de escolha das datas será de acordo com a ordem de classificação das propostas selecionadas.

Mais informações disponíveis no edital 001/2022 (no link ou no fim desta nota, na ÍNTEGRA). Esclarecimentos deverão ser solicitados junto à Secretaria de Cultura pelos telefones (55) 3921-7255 e (55) 3921-7250.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo